De 10 a 20 de julho, a CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão que Queria Ser Gente”, da premiada companhia amazonense Buia Teatro. Com sessões gratuitas e classificação livre, a montagem propõe uma metáfora poética e divertida sobre o poder, a ética e a manipulação.
+ Leia Também +
Programação de férias nas cinco regiões do Brasil traz cultura, festas e eventos gratuitos
Eleita uma das dez melhores peças infantis do ano pelo site especializado Pecinha e a Vovozinha, a obra narra a história de um tubarão que tenta enganar peixinhos a nadar até sua boca, com ajuda do enigmático Professor Ninguém. Em oposição, o Professor Alguém e um peixinho esperto tentam frustrar o plano. A trama convida o público de todas as idades a refletir sobre escolhas e narrativas de poder.
A companhia retorna a Curitiba após o sucesso da opereta Cabelos Arrepiados, apresentada em 2024 na mesma instituição. “Voltamos com a proposta de unir arte e pensamento crítico. Criamos um teatro que dialoga com o presente e aposta na formação de plateias conscientes desde a infância”, afirma Tércio Silva, diretor do espetáculo.
Inspirada no conto Se os Tubarões Fossem Homens, de Bertolt Brecht, a encenação conta com dramaturgia de Christine Röhrig e trilha original composta em parceria com o argentino Gustavo Kurlat. A montagem integra música, formas animadas, palavras e figurinos inspirados na obra do artista Arthur Bispo do Rosário, criando uma experiência sensorial e visual impactante.
Estreado no FIT Rio Preto, um dos principais festivais de artes cênicas do país, o espetáculo tem se destacado pela qualidade artística e crítica. A montagem reafirma o compromisso da Buia Teatro com uma arte acessível, poética e politicamente engajada.
Sobre a Buia Teatro
Fundada em 2015, em Manaus, por Tércio Silva e Maria Hagge, a Buia Teatro tornou-se referência no teatro voltado às infâncias. Com sede no centro histórico da capital amazonense, o grupo se destaca por um trabalho autoral que valoriza a escuta das crianças e a cultura do Norte. Representou o Brasil em países como Argentina, Turquia, Itália e França, recebendo prêmios como o Cenym de Melhor Grupo de Teatro do Brasil (2022) e indicações da APTR e do CBTIJ/ASSITEJ Brasil.
Bertoldo, Estudo Nº1 ou O Tubarão Que Queria Ser Gente
Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Quando: 10 a 20 de julho – primeira semana de quinta a domingo, e segunda semana de terça a domingo
Quanto: Entrada gratuita (retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão)