Por Gabriel Costa, especial para o Fringe

Em 2020, Petra Costa esteve em evidência nos noticiários do país e do mundo com a indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar de Melhor Documentário. Cinco anos depois, a diretora volta aos holofotes com um novo projeto: Apocalipse nos Trópicos. O filme estreia no dia 14 de julho, com exclusividade na Netflix.

+ Leia Também + Três motivos para ver o show Criolo 50

Desta vez, Petra investiga o papel do movimento evangélico na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência da República. O documentário reúne depoimentos de figuras centrais da cena política brasileira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — antecessor e sucessor de Bolsonaro — e o pastor Silas Malafaia, um dos principais aliados religiosos do líder da direita brasileira. Em trailer divulgado pela Netflix na última segunda-feira (30), já é possível reconhecer algumas das marcas registradas da diretora.

Assim como em Democracia em Vertigem, o novo documentário parte de uma perspectiva pessoal para abordar o tema, lançando um olhar poético sobre um período marcado por incertezas. Ao entrelaçar passado e presente, o filme conduz o espectador pelas contradições de uma democracia jovem e frágil — e, ao fazê-lo, projeta uma imagem que ressoa muito além das fronteiras do Brasil.

Em entrevista à Veja, Petra Costa revelou que levou tempo até que Silas Malafaia se mostrasse totalmente honesto sobre suas opiniões diante das câmeras. Foram quatro anos de filmagens, marcados por conflitos e desacordos com o pastor e sua esposa — que, em determinado momento, chegou a dizer à diretora para avisar às amigas feministas que mulheres têm vagina e homens têm pênis.

Apocalipse nos Trópicos: novo documentário de Petra Costa estreia na Netflix em 14 de julho. Foto: divulgação

Apocalipse nos Trópicos teve sua estreia mundial no 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 29 de agosto de 2024. Pouco tempo depois, em dezembro, Petra Costa recebeu o Prêmio Coral de Melhor Documentário em Longa-Metragem, no Festival de Cinema de Havana, um dos mais tradicionais da América Latina. Após o lançamento de Apocalipse nos Trópicos na Netflix, você confere tudo sobre o documentário aqui no Fringe, seu portal de cultura brasileira.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile