Há 20 anos, todas as segundas-feiras, uma das rodas de samba mais tradicionais do Rio, o Samba do Trabalhador, se reúne no no Clube Renascença, no Andaraí, zona norte do Rio. O encontro foi criado pelo compositor Moacyr Luz em 2005, de maneira informal durante uma segunda-feira – que é o dia de descanso dos músicos – durante a época dos racionamentos de energia no país.
+ Leia Também + Livro ‘Brasil Nunca Mais’ completa 40 anos
A roda, desde então, só fez crescer reunindo artistas e público todas as semanas e se tornou um importante polo da cultura carioca e da geração de empregos. O clube, verdadeiro quilombo urbano carioca, referência da cultura afro-brasileira que esteve à beira do fechamento, hoje passa por reformas com apoio da Prefeitura.
Este é só uma das muitas contribuições de Moa, como é conhecido, para cultura nacional e que fazem parte do documentário Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, dirigido por Tarsilla Alves, fala da vida e da carreira do o artista que transformou o Rio de Janeiro em trilha sonora de sua obra.
Com depoimentos de Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Fafá de Belém, Teresa Cristina e Jards Macalé, o filme revela um retrato íntimo e generoso de Moa, criador de clássicos como Saudades da Guanabara (com Aldir Blanc e Paulo Cesar Pinheiro) e Coração do Agreste (com Aldir Blanc), que se tornaram parte da memória afetiva brasileira.
No longa, o artista revisita bares, rodas de samba e ruas da cidade que ajudou a cantar. Em cada parada, revive momentos marcantes, como a emoção da vitória com o samba-enredo da Mangueira e sua rotina como anfitrião do Samba do Trabalhador.
Mesmo após ser diagnosticado com câncer de próstata e com o Mal de Parkinson, Moacyr segue compondo e se apresentando. Com 347 músicas e 412 gravações, Moacyr Luz é um dos autores mais prolíficos da MPB. Durante a pandemia, ele chegou a compor uma canção por dia
Sua obra transita com naturalidade entre a boemia e a poesia urbana, mantendo viva a tradição do samba de raiz. Seu maior sucesso nas rádios da última década, Toda Hora, foi composto com Toninho Geraes. Além do filme, será lançado em breve um livro sobre sua trajetória, suas parcerias e a visão peculiar de mundo — um mergulho na vida de um artista que é, acima de tudo, parte da alma do Brasil.
Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade
Gênero: Documentário, biografia
Duração: 1h35
Estreia: 21 de agosto