O documentário Ecos das Tradições: Os Saberes dos Povos Nativos já está disponível para ser assistido gratuitamente no YouTube. Com direção de Inapory Tingui Botó, a obra retrata o cotidiano, os saberes e as manifestações culturais dos povos indígenas Kariri Xocó e Tingui Botó, no sertão de Alagoas.

+ Leia Também + Curitiba Jazz Sessions recebe ícones do jazz na Opera de Arame 

A produção é resultado de uma imersão audiovisual durante três dias de encontros e atividades nas aldeias Kariri Xocó e Tingui Botó, nos municípios de Porto Real do Colégio e Campo Grande. O registro foi realizado pela própria comunidade, com co-direção de Reidison Ruan Tonoré Kariri-Xocó e coordenação de Kawary Kariri-Xocó, e tem o objetivo de fortalecer a identidade e a memória dos povos originários.

Assista agora

O documentário “Ecos das Tradições” está disponível no canal Associação Indígena Ipioca II no YouTube. Basta acessar o canal e dar o play para conhecer, em primeira mão, a força ancestral e viva dos povos Tingui Botó e Kariri Xocó.

O filme acompanha apresentações de cantos e danças tradicionais, rodas de conversa sobre preservação ambiental e identidade indígena, oficinas de pintura corporal e artesanato, além de vivências sobre culinária e medicina ancestral.

“O audiovisual é uma ferramenta de expressão cultural e de mudança social. Contar nossa história do nosso jeito nos dá visibilidade e fortalece a cultura dos nossos povos”, afirma Inapory Tingui Botó. Ela idealizou o documentário como extensão de um projeto maior que inclui o Festival Cultural “Ecos das Tradições”, e destaca a importância de promover esse tipo de intercâmbio com o público não indígena.

O documentário foi produzido pela Associação Indígena Ipioca II com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas. Para a secretária Mellina Freitas, iniciativas como esta reforçam o papel do poder público na valorização das culturas originárias. “Fortalecer a cultura indígena é reconhecer a história viva do nosso estado e do nosso país”, afirma.

Ao longo da produção, são exibidas imagens das ocas construídas especialmente para as atividades, exposições de artesanato tradicional e registros da interação entre as comunidades e os visitantes. A câmera percorre, com sensibilidade e cuidado, os rituais, os jogos, as expressões de fé e os modos de vida que resistem e florescem em meio às paisagens do sertão.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile