Porto Alegre ganha uma nova sede para o seu principal museu de arte contemporânea. Instalado em um galpão industrial reconfigurado no bairro Floresta, o MACRS 4D abre as portas no dia 11 de agosto com a instalação Três Casas, de Nuno Ramos — obra imersiva, visceral e marcada pela força simbólica da lama.

+ Leia Também + 34 mil pessoas passaram pela FLIP que homenageou Paulo Leminski 

Com curadoria de André Severo, Três Casas toma todo o espaço expositivo do novo museu e se apresenta como uma experiência sensorial e emocional que articula, com rara potência, as fronteiras entre o íntimo e o coletivo.

Três réplicas em tamanho real das casas em que o artista viveu são meticulosamente reconstruídas e afundadas em piscinas de lama — uma branca, outra preta, a terceira marrom.

Obra de Nuno Ramos no acervo do MAC RS. Foto: divulgação

As casas emergem como espectros. Suspensas entre memória e ruína, resistem à aniquilação. As lamas que as engolem não são apenas matéria, mas alegoria: infância, morte, transformação.

A instalação, apresentada originalmente em Belo Horizonte em 2012, adquire agora novo sentido. Depois das enchentes de 2024, a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, a obra de Nuno Ramos se converte em monumento coletivo ao luto.

“O lar — lugar da proteção e da permanência — é aqui confrontado com a sua ruína iminente”, escreve o curador. A lama, segundo ele, é um “fluido espesso, que não é nem terra nem água, onde tudo pode afundar ou se reconfigurar”.

Para Nuno Ramos, a escolha da obra para inaugurar o MACRS 4D estabelece um “diapasão entre arte e vida pública”, refletindo questões nacionais e urbanas sob a lente da arte contemporânea. “O impacto que tive ao visitar Porto Alegre após as enchentes foi profundo, epidérmico. Senti que precisava estar perto. Essa exposição é também um gesto de gratidão à cidade.”

O museu

O MACRS 4D é a nova sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Localizado na Rua Comendador Azevedo, nº 256, o espaço de 500 m² ressignifica a arquitetura industrial do 4º Distrito — região em plena efervescência cultural. Além da área de exposições, há um jardim de esculturas e espaços educativos.

Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o MACRS se divide agora em dois endereços: a nova sede e a histórica Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com a missão comum de preservar, refletir e projetar o papel da arte no presente.

A exposição Três Casas é a primeira a ocupar o novo espaço. Mais do que abrir um museu, inaugura um lugar de memória e enfrentamento — um lugar onde a arte emerge da lama.

MAC RS 4º Distrito
Exposição de abertura: Três Casas – Nuno Ramos
Curadoria: André Severo
Abertura: 11 de agosto de 2025 às 14h
Visitação: terça a sexta das 12h às 18h | sábado e domingo das 10h às 18h
Onde: Rua Comendador Azevedo, nº 256 – Floresta – Porto Alegre
Informações: mac@sedac.rs.gov.br

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile