Bonecos de madeira, sombras, objetos e figuras gigantes invadem Santa Catarina entre os dias 14 e 24 de agosto. É a 7ª edição do ANIMANECO – Festival Internacional de Teatro de Bonecos, o maior evento dedicado ao teatro de formas animadas do Brasil. A programação gratuita se espalha por 14 espaços em Joinville, além de sessões em Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
+ Leia Também + Rosa de Hiroshima: a história do hino pacifista da MPB
Neste ano, o festival bate recorde de diversidade, com mais de 170 apresentações e representantes de 8 países. Pela primeira vez, o evento recebe um grupo da Ásia, ao lado de nomes da Alemanha, Turquia, Armênia, Espanha, Chile, Colômbia e Argentina. O destaque internacional é o espetáculo Thumbelina, do Teatro Estatal de Bonecos de Yerevan (Armênia), que adapta Andersen com sombras e fantoches.
Do mamulengo ao teatro de sombras
Com programação voltada a todas as idades, o ANIMANECO 2025 apresenta marionetes, fantoches, teatro de sombras, caixas de lambe-lambe, manipulação de objetos e manequins. A grande novidade nacional é a mostra especial de Teatro de Mamulengo, tradição popular nordestina que estará representada por oito grupos.
Entre os destaques brasileiros está o espetáculo de abertura, Azul, da Artesanal Cia. de Teatro (RJ), que aborda o autismo com bonecos e máscaras. Também chama atenção Mira, montagem com bonecos gigantes criada pelo grupo gaúcho De Pernas pro Ar.
Exposições ampliam universo animado
O festival promove ainda três exposições. A principal é “Giramundo – Gêneros e Técnicas de Teatro de Bonecos”, com acervo do renomado grupo de Belo Horizonte. As outras duas mostram bonecos gigantes produzidos em Joinville (SC) e São José dos Pinhais (PR).
A formação é outro eixo essencial do ANIMANECO. São cinco oficinas conduzidas por artistas participantes. Cemal Faith Polat (Turquia) ministra workshop sobre teatro de sombras Karagotz. O gaúcho Cacá Sena ensina vídeo com bonecos. Nina Vogel (SP) apresenta técnicas de figurino animável. O grupo Girino (MG) comanda teatro em miniatura. Já o Teatro Mamulengo do Mestre Valdeck (PE) conduz uma oficina sobre criação, manipulação, voz e improviso.
De 15 a 17 de agosto, o Galpão da Ajote, em Joinville, recebe a sexta edição do Seminário Internacional de Teatro de Animação, com o tema “Rituais e o Teatro de Animação”. A proposta é investigar o cruzamento entre práticas rituais e linguagem cênica, refletindo sobre tradições, permanências e rupturas do teatro animado.
Ocupação cultural em três cidades
A programação de espetáculos se divide entre:
-
Joinville: 14 espaços, incluindo Teatro Juarez Machado, galpão da Ajote, Sesc, Biblioteca Municipal, Parque São Francisco, MAJ, entre outros.
-
São Francisco do Sul: apresentações no Aterro e Cine Teatro X de Novembro.
-
Jaraguá do Sul: estreia no circuito com sessões no teatro do Sesc.
O ANIMANECO é realizado pela Essaé Produções via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo de empresas como Bistek, Tirol, Tigre, Urbano, Condor, Siedschlag e Celesc, e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Circuito Catarinense de Cultura.
Números do ANIMANECO 2025
-
11 dias de programação
-
12 espetáculos selecionados
-
5 espetáculos convidados
-
8 grupos de mamulengo
-
24 caixas de teatro lambe-lambe
-
9 performances
-
12 Estados representados
-
8 países participantes
-
5 oficinas
-
3 exposições
-
1 seminário
-
Mais de 170 apresentações
7º ANIMANECO – Festival Internacional de Teatro de Bonecos
Quando: 14 a 24 de agosto de 2025
Onde: Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul (SC)
Quanto: Gratuito
Ingressos: ou 1h antes dos espetáculos (locais fechados). Sugere-se doação de 1kg de alimento para o Programa Mesa Brasil do Sesc