O cineasta Hilton Lacerda é o convidado da próxima edição dos Encontros do Cinema Pernambucano, que acontece nesta sexta-feira (15), às 20h, na Casa Capitão, no Recife. A noite será dedicada a revisitar videoclipes e curtas que marcaram o início de sua trajetória e consolidaram sua presença no mangue beat.

+ Leia Também + Em novo livro, Cristóvão Tezza passa a limpo a vida do pai 

Esse movimento que da música e dos quadrinhos saltou para as artes visuais, a moda e o cinema, moldou um jeito pernambucano de estar no mundo. Surgiu do afinco de “mentes pensantes e almas pulsantes” que, desde sempre, escoam as prolíficas águas do Capibaribe e do Beberibe que como dizem os locais, se unem para formar o oceano atlântico.

 Entre os artífices dessa revolução cultural está Hilton Lacerda, roteirista, diretor e figura-chave na costura de narrativas que ajudaram a contar — e a inventar — a cidade.

Nascido e criado no Recife, Lacerda construiu uma trajetória múltipla. Dos fanzines e clipes que assinava em parceria com Dolores, passando por documentários para a TAL e roteiros engenhosos para longas dirigidos por Cláudio Assis, Paulo Caldas, Lírio Ferreira e Jean-Claude Bernardet, até assumir ele próprio a direção de filmes marcantes, como Tatuagem (2013), joia do cinema brasileiro que arrebatou público e crítica evirou peça teatral que esteve no Festival de Curitiba.

Noite de imagens e memórias

A sessão na Casa Capitão será uma viagem audiovisual pelas obras pouco conhecidas que marcaram o início da carreira do cineasta. Hilton Lacerda teve participação fundamental no mangue beat dirigindo videoclipes que se tornaram parte da estética e da memória do movimento. Entre eles, Maracatu de Tiro Certeiro (Chico Science & Nação Zumbi), Samba Esquema Noise (Mundo Livre S/A) e Se Zé Limeira Sambasse Maracatu (Mestre Ambrósio), todos codirigidos por Dolores & Morales.

Na sequência, serão exibidos dois curtas assinados por Hilton: Simião Martiniano – O Camelô do Cinema (1998), em parceria com Clara Angélica, e A Visita (2001), já um registro de sua maturidade narrativa. Após as sessões, acontece um bate-papo com o cineasta, mediado pelo curador Thor Neukranz.

Encontros do Cinema Pernambucano – Hilton Lacerda

Onde: Casa Capitão – Rua Capitão Lima, 124, Recife
Quando: Sexta-feira, 15 de agosto, às 20h
Quanto: Gratuito

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile