O 53º Festival de Cinema de Gramado entra na segunda-feira (18) com duas atrações de peso: a estreia do longa “Querido Mundo”, dirigido por Miguel Falabella, e a homenagem à produtora Mariza Leão, que receberá o Troféu Eduardo Abelin. A programação do festival, que tem patrocínio da Petrobras, ainda leva cinema para os bairros da cidade, em mais uma ação de democratização do acesso.
+ Leia Também + Mestre da bricolagem, Barrão brilha em exposição no MON
No domingo (17), o festival exibiu “Papagaios”, de Douglas Soares, e anunciou os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, que consagrou “Trapo”, de João Chimendes, como melhor filme.
Homenagem a Mariza Leão
Às 18h, o Palácio dos Festivais recebe a produtora Mariza Leão para a entrega do Troféu Eduardo Abelin, distinção concedida a personalidades que contribuíram de forma decisiva para o cinema nacional. Com mais de 50 anos de carreira, Mariza soma títulos que juntos ultrapassam 20 milhões de espectadores.
Sua filmografia reúne sucessos de público como “De Pernas pro Ar”, “Meu Nome Não É Johnny” e “Meu Passado Me Condena”, além de obras de prestígio como “Lamarca”, “Guerra de Canudos” e “Nunca Fomos Tão Felizes”. Também atuou na televisão e no streaming, com destaque para “Todo Dia a Mesma Noite”, sobre a tragédia da Boate Kiss.
Primeira diretora-geral da RioFilme e ex-presidente do SICAV, Mariza segue ativa com o longa “Perrengue Fashion”, em parceria com a Amazon MGM Studios, previsto para estrear em outubro.
Estreia de “Querido Mundo”
Logo após a homenagem, o festival exibe “Querido Mundo”, novo longa de Miguel Falabella. O filme acompanha o encontro improvável entre Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), unidos pelo acaso em meio ao desabamento de um prédio no Rio de Janeiro, na noite de Ano Novo.
A trama mistura drama e reflexões sobre destino e conexões humanas, com elenco que inclui Marcello Novaes, Danielle Winits, Cíntia Rosa e Pia Manfroni. A produção é da Ananã Filmes e a distribuição da O2 Play.
No tapete vermelho estarão presentes Miguel Falabella, Hsu Chien (codiretor), Malu Galli, Danielle Winits, Eduardo Moscovis, o diretor de fotografia Plínio Profeta e o produtor Julio Uchôa. Antes da sessão, parte do elenco e da equipe eternizarão suas mãos na Calçada da Fama de Gramado.
Cinema nos Bairros
O festival leva ainda a Mostra Infantil Petrobras à EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho, no bairro Casagrande. As crianças assistem às animações “PiOinc”, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo, seguidas de uma oficina interativa.
Curtas brasileiros
Às 20h, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros abre com seis produções:
- “Jeguatá Xirê”, de Alan Alves-Brito, Ana Moura e Marcelo Freire
- “Boiuna”, de Adriana de Faria
- “Cabeça de Boi”, de Lucas Zacarias
- “Jacaré”, de Victor Quintanilha
- “Quando Eu For Grande”, de Mano Cappu
- “As Musas”, de Rosa Fernan
Premiação gaúcha
No domingo, a Mostra Gaúcha de Curtas anunciou seus vencedores. Além de “Trapo”, outros destaques foram “Bom Dia, Maika!”, “Imigrante/Habitante” e “Mãe da Manhã”, cada um com dois prêmios.