O 53º Festival de Cinema de Gramado entra na segunda-feira (18) com duas atrações de peso: a estreia do longa “Querido Mundo”, dirigido por Miguel Falabella, e a homenagem à produtora Mariza Leão, que receberá o Troféu Eduardo Abelin. A programação do festival, que tem patrocínio da Petrobras,  ainda leva cinema para os bairros da cidade, em mais uma ação de democratização do acesso.

+ Leia Também + Mestre da bricolagem, Barrão brilha em exposição no MON

No domingo (17), o festival exibiu “Papagaios”, de Douglas Soares, e anunciou os vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, que consagrou “Trapo”, de João Chimendes, como melhor filme.

Homenagem a Mariza Leão

Às 18h, o Palácio dos Festivais recebe a produtora Mariza Leão para a entrega do Troféu Eduardo Abelin, distinção concedida a personalidades que contribuíram de forma decisiva para o cinema nacional. Com mais de 50 anos de carreira, Mariza soma títulos que juntos ultrapassam 20 milhões de espectadores.

Troféu Kikito – Crédito : Diego Vara / Pressphoto

 

Sua filmografia reúne sucessos de público como “De Pernas pro Ar”, “Meu Nome Não É Johnny” e “Meu Passado Me Condena”, além de obras de prestígio como “Lamarca”, “Guerra de Canudos” e “Nunca Fomos Tão Felizes”. Também atuou na televisão e no streaming, com destaque para “Todo Dia a Mesma Noite”, sobre a tragédia da Boate Kiss.

Primeira diretora-geral da RioFilme e ex-presidente do SICAV, Mariza segue ativa com o longa “Perrengue Fashion”, em parceria com a Amazon MGM Studios, previsto para estrear em outubro.

Estreia de “Querido Mundo”

Logo após a homenagem, o festival exibe “Querido Mundo”, novo longa de Miguel Falabella. O filme acompanha o encontro improvável entre Elsa (Malu Galli) e Oswaldo (Eduardo Moscovis), unidos pelo acaso em meio ao desabamento de um prédio no Rio de Janeiro, na noite de Ano Novo.

A trama mistura drama e reflexões sobre destino e conexões humanas, com elenco que inclui Marcello Novaes, Danielle Winits, Cíntia Rosa e Pia Manfroni. A produção é da Ananã Filmes e a distribuição da O2 Play.

No tapete vermelho estarão presentes Miguel Falabella, Hsu Chien (codiretor), Malu Galli, Danielle Winits, Eduardo Moscovis, o diretor de fotografia Plínio Profeta e o produtor Julio Uchôa. Antes da sessão, parte do elenco e da equipe eternizarão suas mãos na Calçada da Fama de Gramado.

Cinema nos Bairros

O festival leva ainda a Mostra Infantil Petrobras à EMEF Henrique Bertoluci Sobrinho, no bairro Casagrande. As crianças assistem às animações “PiOinc”, de Alex Ribondi e Ricardo Makoto, e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo, seguidas de uma oficina interativa.

Curtas brasileiros

Às 20h, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros abre com seis produções:

  • “Jeguatá Xirê”, de Alan Alves-Brito, Ana Moura e Marcelo Freire
  • “Boiuna”, de Adriana de Faria
  • “Cabeça de Boi”, de Lucas Zacarias
  • “Jacaré”, de Victor Quintanilha
  • “Quando Eu For Grande”, de Mano Cappu
  • “As Musas”, de Rosa Fernan

Premiação gaúcha

No domingo, a Mostra Gaúcha de Curtas anunciou seus vencedores. Além de “Trapo”, outros destaques foram “Bom Dia, Maika!”, “Imigrante/Habitante” e “Mãe da Manhã”, cada um com dois prêmios.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile