Já está disponível no Spotify a segunda edição do podcast Ensaio Aberto, produzido pelo Fringe, que tem como tema os 50 anos de Catatau, o “romance-ideia” de Paulo Leminski, lançado em 1975.
Apresentado por Sandro Moser e Judy Anverce, o programa investiga as origens do livro que dá ideia à publicação tomou oito anos da vida do escritor falecido em 1989.
Escute abaixo o segundo episódio do Ensaio Aberto, dedicado aos 50 anos do Catatau:
Para tanto, foi entrevistada a escritora e compositora Estrela Leminski, que falou sobre como a criação de Catatau influenciou a vida da família.
O episódio traz ainda trechos de uma leitura realizada por Estrela durante o sarau poético Porão Loquax, no Wonka Bar, em Curitiba, que marcou o cinquentenário da obra em que ela propõe modos de entrada e leitura no denso universo criado por seu pai.
Quem também participa o escritor e tradutor Ivan Justen Santana, um dos leitores mais atentos de Catatau, que posiciona o livro na história da literatura brasileira, analisa caraterísticas da linguagem do livro e sugere caminhos para a leitura da obra
Por fim, o dramaturgo Octavio Camargo relembra como, em 2014, usou instrumentos tecnológicos disponíveis no início do século para “hackear” Catatau e transformá-lo em performance e peça de teatro através da cripto-dramaturgia.
O Catatau
Misturando história, humor e ousadia formal, Catatau narra em prosa poética as deambulações filosóficas de René Descartes em uma fictícia visita ao Recife no início do século XVII, acompanhando a comitiva de Maurício de Nassau ao Brasil Holandês.

Obra de invenção, é também celebração da linguagem, marco da literatura brasileira de invenção e um enigma ainda ser decifrado, cinco décadas depois.
O Ensaio Aberto tem produção de Alef Generoso e edição de Jonas Moreno e Gustavo Portes, nos estúdios da Rádio Cultura de Curitiba. O podcast conta com patrocínio da Petrobras.