O 53º Festival de Cinema de Gramado chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto, consagrando “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, como o grande vencedor. O longa conquistou quatro Kikitos — Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem para o próprio diretor, além de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã.

+ Leia Também + Lendo o Mundo: documentário sobre Paulo Freire estreia em Gramado 

O longa “Papagaios” também levou quatro K ikitos: Melhor filme pelo Júri Popular, melhor ator para Gero Camilo, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. A atriz Malu Galli recebeu o Kikito de Melhor Atriz por “Querido Mundo”, de Miguel Falabella. A diretora paranaense Laís Melo venceu Melhor Direção com “Nó”, filme que ainda levou Melhor Fotografia (Renata Corrêa) e o prêmio de Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica.

O festival, considerado o mais importante do cinema brasileiro, movimentou a Serra Gaúcha durante 11 dias. Foram exibidos 74 filmes em cinco mostras competitivas — longas de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos — além de produções universitárias, pré-estreias e sessões especiais. A edição reuniu cerca de 40 mil pessoas e distribuiu 52 prêmios, sendo 40 Kikitos.

Gero Camilo venceu o prêmio de melhor ator por Papagaios. Foto: Divulgação

Documentários premiados

Na Mostra de Documentários, “Lendo o Mundo”, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, venceu como Melhor Longa Documentário. O filme retrata a experiência de Paulo Freire nos anos 1960 no Nordeste, que revolucionou a alfabetização de adultos.

Longa documental investiga o começo da carreira de Paulo freire. Foto: divulgação

O júri também concedeu Menção Honrosa a “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, enquanto “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, recebeu o Prêmio Especial do Júri.

Júris e homenagens

O júri dos longas de ficção contou com Edson Celulari, Isabel Fillardis, Sergio Rezende, Fernanda Lomba e Petrus Cariry. No júri dos documentários estavam Bertrand Lira, Marcos Breda e Thais Fernandes.

O festival homenageou Rodrigo Santoro (Troféu Kikito de Cristal), Mariza Leão (Troféu Eduardo Abelin) e Marcélia Cartaxo (Troféu Oscarito). A abertura contou com a Orquestra Sinfônica de Gramado e a exibição de “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro.

Festival reforça papel histórico

Com curadoria de Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, a programação destacou lançamentos nacionais e internacionais, além da 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil e do Conexões Gramado Film Market, voltado ao setor audiovisual.

O evento reforçou seu papel como vitrine do cinema brasileiro e anunciou a 54ª edição para 12 a 22 de agosto de 2026.

Lista de principais vencedores

  • Melhor Filme: Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini

  • Melhor Direção: Laís Melo, por

  • Melhor Ator: Gero Camilo, por Papagaios

  • Melhor Atriz: Malu Galli, por Querido Mundo

  • Melhor Roteiro: Bruno Bini, por Cinco Tipos de Medo

  • Melhor Fotografia: Renata Corrêa, por

  • Melhor Montagem: Bruno Bini, por Cinco Tipos de Medo

  • Melhor Atriz Coadjuvante: Aline Marta Maria, por A Natureza das Coisas Invisíveis

  • Melhor Ator Coadjuvante: Xamã, por Cinco Tipos de Medo

  • Melhor Longa Documentário: Lendo o Mundo, de Catherine Murphy e Iris de Oliveira

O 53º Festival de Cinema de Gramado foi realizado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras, via Lei de Incentivo à Cultura.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile