Entre os destaques da 32ª edição do Porto Alegre em Cena, o espetáculo “Sonho Elétrico”, estrelado por Jesuíta Barbosa, marca o aguardado retorno do ator aos palcos depois do sucesso da cinebiografia de Ney Matogrosso.
peça, com texto e direção de Marcio Abreu e produção da Companhia Brasileira de Teatro, é inspirada na obra do neurocientista Sidarta Ribeiro e explora os limites entre ciência e ficção e integra uma grade plural que conecta a capital gaúcha ao melhor da produção teatral nacional e internacional.
+ Leia Também + Morre aos 93 anos o cartunista Jaguar
O evento – que tem patrocínio da Petrobras – será realizado entre 12 e 21 de setembro de 2025, espalhando-se por mais de dez espaços culturais de Porto Alegre. Além das apresentações, a programação inclui ações formativas, oficinas, palestras e atividades no tradicional Ponto de Encontro Petrobras, que terão detalhes divulgados em breve.
Retomada
O coordenador geral do festival, Luciano Alabarse, lembra que 2024 foi marcado pelo impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, quando a programação foi voltada apenas para grupos gaúchos. “Ano passado, fizemos o Porto Alegre Em Cena sob o signo da urgência. O Rio Grande estava submerso – rios transbordantes, enchentes devastadoras – nossos rios invadindo ruas e espaços culturais, não poupando nada nem ninguém”, recorda.

Com a retomada em 2025, o festival volta à sua característica internacional. “O Porto Alegre em Cena engrandece e qualifica a agenda cultural de Porto Alegre. Tem sido assim ao longo da sua existência, uma trajetória de muitos aplausos, de provocações estéticas assinadas por grandes nomes da dramaturgia internacional, e pelo melhor das artes cênicas do Brasil, nunca esquecendo a produção do Rio Grande do Sul”, afirma Alabarse.
Progrmação
A curadoria deste ano reúne 11 espetáculos locais, 15 nacionais e 5 internacionais. Entre os nomes mais aguardados está “Pequeno Monstro”, estrelado por Silvero Pereira, que traz uma performance intensa e reflexiva.
Outro destaque é a montagem “Dois Papas”, com Celso Frateschi e Zécarlos Machado, que oferece uma leitura contemporânea sobre os bastidores do Vaticano. A programação inclui ainda:
- “Dias Felizes”, nova montagem da obra de Samuel Beckett.
- “Édipo REC”, do grupo recifense Magiluth.
- “Let’s Play That”, híbrido de poesia, show e stand-up com Tuca Andrada.
- “Meu Corpo Está Aqui”, inspirado nas experiências de artistas PcDs.
- “No Rastro de Catarina”, de Cátia de França, com participação de Juliana Linhares.
- “O Sonho Voou”, baseado em textos de Heiner Müller, Dostoiévski, Brecht, Shakespeare e Tchekhov.
- “Por que não nós?”, com Amaury Lorenzo, Orlando Caldeira e Samuel de Assis.
Compromisso com a diversidade
Alabarse também ressalta a relevância da pluralidade no evento: “A ênfase é trazer à cidade espetáculos que demonstrem potência e provocação, êxtase e reflexão. O objetivo é valorizar importantes espetáculos brasileiros, ainda inéditos nos palcos gaúchos, misturando trajetórias de artistas e grupos diversos, nomes consagrados ou emergentes, com a paixão teatral como elo comum entre todos”.
Porto Alegre em Cena 2025
Onde: Diversos espaços culturais de Porto Alegre
Quando: 12 a 21 de setembro de 2025
Quanto: Ingressos a partir de 21 de agosto, 13h, pela plataforma TRI.RS