Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes, segue sua trajetória de destaque no cinema brasileiro. Habilitado pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a vaga do Brasil ao Oscar 2026 na categoria Melhor Filme Internacional, o longa terá lançamento expandido com patrocínio da Petrobras.
A estreia acontece em Belém, no Cine Luxardo, no dia 4 de setembro. Em seguida, o filme percorre cidades da região Norte pelo projeto CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil.
+ Leia Também + Novo imortal da ABL, Milton Hatoum é destaque no Festival da Palavra
Em Manaus (AM), serão realizadas duas sessões nos dias 11 e 12 de setembro, sendo a segunda com a presença de Marcelo Gomes. Depois, o filme segue para Santarém (PA) no dia 16, Alter do Chão (PA) no dia 17 e retorna a Belém no dia 23. Parte do traslado será realizado em balsas, em sintonia com a proposta sustentável do projeto.
Idealizado por Cynthia Alario, o CineSolar é uma estação móvel que transforma energia solar em cultura. “Nossa missão sempre foi ampliar o acesso a filmes brasileiros de qualidade, e incluir essa obra em nosso circuito reforça o papel fundamental da nossa atuação para promover e democratizar o cinema nacional”, afirma.
Sessões especiais pelo Brasil
Além da circulação pelo Norte, estão previstas exibições em outras capitais. Em Curitiba (PR), no dia 12 de setembro, haverá sessão no Cine Guarani com a presença do escritor Milton Hatoum, autor do livro Relato de um Certo Oriente, que inspirou o longa.
Já Fortaleza (CE) recebe duas sessões nos dias 13 e 16, ambas acompanhadas pelo diretor Marcelo Gomes.
Petrobras Cultural
O lançamento expandido tem patrocínio da Petrobras, que há mais de 40 anos investe em cultura. O Programa Petrobras Cultural adota a brasilidade como eixo central, refletida nas temáticas, origens e curadoria dos projetos apoiados.
Assim como no romance de Hatoum, o filme aborda memórias, paixão e preconceitos vividos por imigrantes libaneses na Amazônia brasileira. No Líbano de 1949, os irmãos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) embarcam para o Brasil fugindo da guerra. Durante a viagem, Emilie se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. O ciúme de Emir e as diferenças religiosas se tornam obstáculos para o casal.
Coprodução internacional
O filme é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film, Gullane Entretenimento, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions. No Brasil, a distribuição é da O2 Play, braço da O2 Filmes, responsável por lançamentos nacionais e internacionais em cinema, TV, VOD e festivais.
Retrato de um Certo Oriente – Estreia
Onde: Cine Luxardo, Belém (PA)
Quando: 4 de setembro
CineSolar – Região Norte
-
Manaus (AM) | 11 e 12 de setembro (com presença de Marcelo Gomes no dia 12)
-
Santarém (PA) | 16 de setembro
-
Alter do Chão (PA) | 17 de setembro
-
Belém (PA) | 23 de setembro
Sessões Especiais
-
Curitiba (PR) | 12 de setembro (com Milton Hatoum)
-
Fortaleza (CE) | 13 e 16 de setembro (com Marcelo Gomes)