O aguardado filme “O Último Azul”, novo trabalho de Gabriel Mascaro, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (28), com distribuição da Vitrine Filmes. O longa será exibido em mais de 155 salas, em 71 cidades, contemplando todas as regiões do país. O público terá acesso a ingressos promocionais de R$ 10 em redes que participam da Semana do Cinema, campanha nacional que vai de 28 de agosto a 3 de setembro. A classificação indicativa é 14 anos.
+ Leia Também + Cinco Tipos de Medo e papagaios são os grandes vencedores do Festival de Gramado
Trajetória internacional
Vencedor de três prêmios na 75ª Berlinale — incluindo o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri), o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost — o longa também tem presença marcada em mais de 40 festivais. Entre os destaques, estão a seleção para a 34ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (20 a 26 de setembro, na França) e para o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), onde integra o programa Centrepiece.

Ao longo dos próximos meses, o filme será lançado exclusivamente nos cinemas de 67 países. A lista inclui Alemanha, França, Espanha, Portugal, México, Suécia, Dinamarca, Israel, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia, entre outros.
Trama amazônica
A história se passa na Amazônia, em um futuro quase distópico. O governo transfere idosos para colônias habitacionais compulsórias, onde devem viver seus últimos anos. Antes do exílio, Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, embarca em uma jornada pelos rios amazônicos para realizar um último desejo.
Rodado em Manaus, Manacapuru e Novo Airão, o filme conta com elenco formado por mais de 20 atores amazonenses. Ao lado de Denise Weinberg estão Rodrigo Santoro, Adanilo, Rosa Malagueta e a cubana Miriam Socarrás.
Produção e reconhecimento
Produzido pela Desvia, de Rachel Daisy Ellis, e pela Cinevinay, de Sandino Saravia Vinay, o longa tem coprodução da Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos). Mascaro já havia se destacado internacionalmente com “Boi Neon” e “Divino Amor”.

A crítica internacional destacou a performance de Denise Weinberg. O Screen Daily classificou a atuação como “vencedora”. Já o Hollywood Reporter descreveu a obra como “um deslumbrante filme de estrada aquático que transforma a Amazônia em uma fuga mágica do exílio para a liberdade”.
O Último Azul
Onde: cinemas de todo o Brasil
Quando: a partir de 28 de agosto
Quanto: R$ 10 (redes participantes da Semana do Cinema)