O Museu do Ipiranga, no centro de São Paulo, completa 130 anos no próximo dia  7 de setembro. A data comemora voltada a pesquisa e preservação históricas e uma tentativa de dialogar com o presente.

+ Leia Também + Festival do Rio anuncia programação com maior mostra nacional de sua história

Entre as ações das comemorações batizada de Museu em Festa 2025, está o o lançamento da minissérie “Museu do Ipiranga 130 anos: Histórias para pensar o presente”, dirigida por Marcelo Machado, estreia com quatro episódios com particiapalão de Preta Rara, Marcelo Tas, visitantes e equipe do museu.

Os temas incluem acessibilidade, novas narrativas sobre a história do Brasil e a relação do público com o edifício. Um episódio parte do bordão das redes — “Cadê aquela carruagem?” — para discutir curadoria e atualização do acervo.

Em outubro, o Estúdio Novelo lança o podcast “Pensar o presente: histórias de um museu em transformação”. Em cinco episódios, o programa retoma debates já promovidos pelo Museu e projeta agendas urgentes, reforçando o papel público da instituição como espaço de produção de conhecimento e reflexão crítica.

De enciclopédico a  plural)

Fundado em 1895, sob Herman von Ihering, o museu nasceu voltado às ciências naturais. No início do século XX, sob Afonso Taunay, migrou para um museu histórico, organizando narrativas que exaltavam o protagonismo paulista, materializadas no Saguão, Escadaria e Salão Nobre.

Em 1990, o Plano Diretor da cidade realinhou pesquisa e aquisição de acervo à cultura material e ao cotidiano. Entraram filtros de barro, brinquedos, embalagens e objetos “de todos nós”. O acervo incorporou mais de 12 mil fotografias de Militão A. de Azevedo, que retratam a São Paulo oitocentista e desestabilizam visões estereotipadas da população negra.

Reabertura

Após nove anos fechado, o Edifício-Monumento reabriu em 2022, com área construída dobrada e área expositiva triplicada. O museu ganhou rampas, elevadores, plataformas, piso podotátil e mapas visutáteis. O Jardim Francês foi restaurado. A instituição passou a contar com 49 salas expositivas, 11 mostras de longa duração e uma sala de temporárias, além da livraria Edusp (cerca de 1,8 mil títulos) e da cafeteria Dolcissimo.

Museu do Ipiranga – USP

Endereço: Rua dos Patriotas, 100
Funcionamento: Terça a domingo (inclui feriados), 10h–17h (última entrada: 16h). Bilheteria: 9h (dias pagos) e 10h (dias gratuitos).
Ingressos (exposições de longa duração): R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia). Entrada gratuita para a exposição temporária.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile