Neste fim de semana, Goiânia será palco de uma grande celebração da cultura afrobrasileira. O Centro Cultural Martim Cererê recebe o 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra, nos dias 20 e 21 de setembro.
+ Leia Também + Liniker é a grande aposta brasileira para o Grammy Latino
O evento tem entrada gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, e reúne artistas e intelectuais negras em uma programação diversa que inclui shows, exibições de filmes, painéis de debate e uma feira de afroempreendedorismo.
Criado por mulheres negras do audiovisual, o festival é a expansão da websérie homônima Diaspóricas, que destacou musicistas negras do Centro-Oeste ao usar a música como forma de resistência ao racismo e a outras opressões.
O projeto já gerou duas temporadas e dois longas premiados em festivais nacionais e internacionais. “É importante que artistas negras se celebrem e se reconheçam nos trabalhos umas das outras. Temos trajetórias distintas, mas dividimos condições comuns diante de um sistema que nos oprime. Todas somos intelectuais dentro de nossas áreas”, afirma a diretora e idealizadora Ana Clara Gomes.
Homenagens e economia criativa
O festival homenageia duas líderes do movimento feminista negro em Goiânia. Na frente da economia criativa, a Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras abre espaço para moda, artesanato, alimentação e produtos para o bem-viver. A feira conta ainda com o coletivo multicultural Colettiva Preta e com o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.
Cinema feito por mulheres negras
Na Mostra Marta Cezaria de Curtas-Metragens, serão exibidos 12 filmes de ficção, documentários, uma animação e um vídeo-dança dirigidos por mulheres negras brasileiras. O foco está em produções do Centro-Oeste, mas a seleção inclui obras de outras regiões.
Entre os filmes do Centro-Oeste estão Meada Cor Kalunga (2022), de Marta Kalunga, Alcileia Torres e Analu Reis de Sá; Dandara (2024), de Raquel Rosa; Courage (2024), de Victoria Nolasco e Leonardy Sales; Águas Profundas de Poeira e Afeto (2022), de Renata Caetano e Lavínia Mendes; Valentina (2024), de Rochelle Silva; Afro X (2022), de Gleyde Lopes; e Mansos (2024), de Juliana Segóvia.
Do Nordeste, foram selecionados Na Volta Eu Te Encontro (2024), de Urânia Munzanzu; Coisa de Preto (2025), de Pâmela Peregrino; e Divã de uma Habilitada (2022), de Nádia Maria. Já do Sudeste participam Deixa (2024), de Mariana Jaspe, e O Céu Não Sabe Meu Nome (2024), de Carol AÓ.
Música Preta Brasileira
No Palco Afrogoianidades, a sigla MPB é ressignificada como Música Preta Brasileira. No sábado, a programação conta com a banda Mundhumano e artistas da primeira temporada da série Diaspóricas: Érika Ribeiro (canto e violão), Nina Soldera (canto), Sonia Ray (contrabaixo) e Lene Black (percussão).
No domingo, sobem ao palco Flávia Carolina e banda, o grupo de samba Dona da Roda e a performance coletiva Diaspóricas 2 – O Show, com Kesyde Sheilla (clarinete), Maximira Luciano (cavaquinho e percussão), Flávia Carolina (canto e zabumba) e Inà Avessa (rapper e MC).
Espaço infantil e representatividade
A produção destaca que, além de entreter, o festival busca gerar oportunidades e representatividade. Um Espaço Infantil com brinquedos e atividades garante acolhimento para famílias e mães que desejarem aproveitar o evento com tranquilidade.
Programação Completa
20 de setembro (sábado)
14h – 22h: Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras
15h – 16h: Show – Érika Ribeiro convida Letícia Romano
16h – 17h30: Mostra Marta Cezaria de Curtas-Metragens
17h30 – 19h: Painel 1 – Vozes em Primeira Pessoa: quais são as narrativas negras que estamos construindo?
19h – 20h: Show – Diaspóricas 1
20h – 21h: Mostra Paralela Pertinências e Pertenças
21h – 22h: Show – Mundhumano
21 de setembro (domingo)
14h – 22h: Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras
15h – 16h: Show – Flávia Carolina e banda
16h – 17h30: Mostra Marta Cezaria de Curtas-Metragens
17h30 – 19h: Painel 2 – Câmera Preta, Imaginário Vivo: como retratos fílmicos contribuem para a criação de imaginários sobre nós?
19h – 20h: Show – Diaspóricas 2
20h – 21h: Mostra Paralela Pertinências e Pertenças
21h – 22h: Show – Dona da Roda
Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra
Onde: Centro Cultural Martim Cererê, Goiânia – GO
Quando: 20 e 21 de setembro de 2025
Quanto: Entrada gratuita (mediante doação de 1 kg de alimento não perecível)
Mais informações: Instagram @festivaldiasporicas | linktr.ee/festivaldiasporicas