O espetáculo Nastácia, vencedor do Prêmio Shell e inspirado no clássico O Idiota, de Dostoiévski, estreia em Curitiba para dez apresentações entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro.
A montagem reúne no palco os atores Flávia Pyramo, Gilberto Gawronski e Lenine Martins para dar vida à trágica heroína Nastácia Filíppovna, em uma encenação que une teatro e videoarte com direção de Pedro Brício e produção de Cao Guimarães.
+ Leia Também + Liniker é a aposta brasileira no Grammy
A trama se passa no apartamento da protagonista, durante sua festa de aniversário. O que deveria ser um momento de celebração se transforma em cenário para o anúncio de um casamento arranjado com Gánia, imposto por Totski, o oligarca que a explorou desde a infância. Nastácia é colocada diante de seus algozes e exposta como se estivesse em uma vitrine, em uma narrativa marcada pela tensão e pelo peso das relações de poder.
Coragem
Para Flávia Pyramo, idealizadora do projeto e intérprete de Nastácia, a personagem simboliza a força de mulheres que resistem diante da violência.
“Dar vida a Nastácia é habitar um corpo em sobressalto. Sinto alegria e dor ao mesmo tempo, pois sei que, ao contar sua história, estarei diante dos olhos de tantas outras mulheres que vivem essa tragédia real chamada violência de gênero”, afirma a atriz.
O dramaturgo Pedro Brício destaca que a escolha do recorte dramatúrgico amplia a potência do texto de Dostoiévski.
“O passado irrompe de repente e toma conta da cena. Entendemos claramente a história; a força do drama é o que arrebata, por ser tão vertiginoso e por se transformar de uma hora para outra diante dos nossos olhos”, comenta.
Prêmios
Estreada em 2019 em Belo Horizonte, Nastácia já passou pelo Rio de Janeiro, conquistando o Prêmio Shell de Direção e os Prêmios APTR de Direção e Cenário. Em 2025, no Festival Off Avignon, na França, foi escolhida como uma das peças favoritas da edição, recebendo destaque em veículos como o jornal Le Dauphiné Liberé e sendo descrita como “uma epopeia brilhante” pelo La Terrasse.
Ronaldo Fraga
O público curitibano poderá visitar gratuitamente a instalação Nastácia no Salão de Dresden, assinada pelo estilista Ronaldo Fraga, criador do cenário premiado da peça. A obra estará aberta de 24 a 28 de setembro e de 1º a 5 de outubro, às 11h e às 16h. As visitas têm vagas limitadas a 15 pessoas, com senhas distribuídas 30 minutos antes, e incluem ainda cinco videoartes de Cao Guimarães.
No dia 27 de setembro, das 14h às 18h, a atriz Flávia Pyramo ministra a oficina Experimento Criativo Coletivo, voltada a atores e não atores. O workshop compartilha exercícios de criação individual dentro de processos coletivos, inspirados na metodologia que originou a montagem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.
Nastácia
Onde: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba
Quando: de 24 a 28 de setembro e de 1º a 5 de outubro de 2025
Horário: terça a sábado, às 20h; domingo, às 19h
Sessão acessível: sábado, 4 de outubro, com Libras e bate-papo pós-apresentação
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia e clientes CAIXA)
Ingressos: a partir de 20 de setembro; presencialmente na bilheteria (10h) e online (15h) pela Bilheteria Digital