A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 4 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026, a exposição inédita Labirinto, do artista gaúcho André Severo. A mostra propõe uma experiência imersiva que articula imagens, sons e textos para refletir sobre memória, tempo e consciência. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A visitação ocorre de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h.
+ Leia Também + Festival de teatro do Amazonas começa com 14 peças inéditas
Sob curadoria de Marília Panitz, a instalação encerra a trilogia El Mensajero, composta também pelas obras Metáfora e Espelho. Criado a partir dos anos da pandemia, o projeto reflete sobre um período de perdas súbitas e transformações profundas. Em Labirinto, cerca de 400 fotografias e seis filmes são posicionados em estrutura de labirinto, provocando o visitante a caminhar entre memórias, ruínas e lembranças da finitude da vida.
Segundo André Severo, a mostra é um “libelo poético”, que não se organiza em discurso direto, mas em fragmentos visuais que evocam presenças e ausências. “Mergulhamos nas imagens daquilo que já não é, mas ainda pulsa, soa e nos abduz para dentro de suas linhas de fuga”, explica o artista.
Sobre o artista
Natural de Porto Alegre, André Severo é mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS. Sua trajetória inclui projetos como Areal, Lomba Alta e Dois Vazios, além de publicações como Consciência Errante e Soma e Deriva de Sentidos. Atuou como curador associado da 30ª Bienal de São Paulo e co-curador da representação brasileira na 55ª Bienal de Veneza.
[Exposição] Labirinto – André Severo
Abertura: 4 de outubro de 2025, às 16h
Visitação: 5 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Segundo Andar (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba)
Horário: Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h
Quanto: Entrada gratuita