O Prêmio São Paulo de Literatura, o mais bem remunerado do país, divulgou nesta terça-feira (1º) a lista de finalistas de sua edição 2025. São 20 obras, dez em cada categoria — melhor romance e melhor romance de estreia. Entre os indicados, 13 são mulheres.
+ Leia Também + Os melhores livros de 2024
A presença feminina é preponderante sobretudo na categoria de romancistas veteranas. Das dez obras selecionadas, oito são de autoras.
Estão entre elas Adriana Lisboa, Ana Kiffer, Beatriz Bracher, Marcela Dantés, Mariana Salomão Carrara, Paula Fábrio, Silvana Tavano e Veronica Stigger. Os dois autores homens são Marcelino Freire e Ronaldo Correia de Brito.
A diversidade, entretanto, não contempla o aspecto racial. Todos os autores dessa categoria são brancos. A ausência chama atenção especialmente depois de 2024, quando as vencedoras foram as escritoras negras Luciany Aparecida e Eliane Marques.
Estreantes e editoras
Na categoria de melhor romance de estreia, há equilíbrio entre homens e mulheres. São cinco autoras e cinco autores, incluindo nomes de diferentes origens e trajetórias.
A lista inclui Evandro Cruz Silva, que concorre com O Embranquecimento (Patuá), e Caetano W. Galindo, professor e tradutor consagrado, que estreou na ficção com Lia (Companhia das Letras), originalmente lançado como um folhetim no Jornal Plural.
Esse grupo mostra ainda maior presença de editoras independentes, como Patuá, Reformatório, Aboio e Maralto, ao lado de casas estabelecidas como Companhia das Letras e Todavia.
No total, sete editoras diferentes estão representadas. Já entre os veteranos, o domínio é de grandes grupos editoriais, incluindo a Companhia das Letras, que concorre também por meio do selo Alfaguara.
Lista completa dos finalistas
Melhor Romance de 2024
- Os Grandes Carnívoros, de Adriana Lisboa (Alfaguara)
- No Muro da Nossa Casa, de Ana Kiffer (Bazar do Tempo)
- Guerra I – Ofensiva Paraguaia e Reação Aliada – Novembro de 1864 a Março de 1866, de Beatriz Bracher (Editora 34)
- Vento Vazio, de Marcela Dantés (Companhia das Letras)
- Escalavra, de Marcelino Freire (Record)
- A Árvore Mais Sozinha do Mundo, de Mariana Salomão Carrara (Todavia)
- Casa de Família, de Paula Fábrio (Companhia das Letras)
- Rio Sangue, de Ronaldo Correia de Brito (Alfaguara)
- Ressuscitar Mamutes, de Silvana Tavano (Autêntica Contemporânea)
- Krakatoa, de Veronica Stigger (Todavia)
Melhor Romance de Estreia de 2024
- Neca, de Amara Moira (Companhia das Letras)
- Lia, de Caetano W. Galindo (Companhia das Letras)
- Avenida Beberibe, de Claudia Cavalcanti (Fósforo)
- O Embranquecimento, de Evandro Cruz Silva (Patuá)
- Fora da Rota, de Evelyn Blaut (Todavia)
- O que Resta a Partir Daqui, de Flávia Braz (Aboio)
- A União das Coreias, de Luiz Gustavo Medeiros (Reformatório)
- O Último dos Copistas, de Marcílio França Castro (Companhia das Letras)
- A Infância de Joana, de Mariana Ianelli (Maralto)
- As Fronteiras de Oline, de Rafael Zoehler (Patuá)
Prêmio SP
Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura se consolidou como uma das distinções mais relevantes da cena cultural brasileira. Reconhece obras de ficção e valoriza autores de diferentes gerações.
Além da visibilidade, cada vencedor recebe R$ 200 mil, valor que o mantém como o maior prêmio em dinheiro do mercado literário nacional. A cerimônia de entrega está marcada para 24 de novembro, na Biblioteca do Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Júri e seleção
O anúncio dos finalistas acontece após a publicação da lista definitiva de obras habilitadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O edital garantiu prazo para que os autores corrigissem eventuais inconsistências nas inscrições.
O corpo de jurados desta edição é formado por Andressa Veronesi, Antonio Carlos de Moraes Sartini, Christianne Ritchie, Diana Navas, Elaine Cristina Prado dos Santos, Felipe Franco Munhoz, Guilherme de Souza Sobota, Marcelo Rodrigues dos Santos, Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz e Rogério Pereira.
A listagem oficial pode ser consultada neste link.