Indicado em cinco categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional em 2025, o espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, tem sessão com entrada gratuita nesta sexta-feira (10/10), às 22h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro de Manaus. A peça faz parte da programação do 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) e concorre na mostra “Jurupari Adulto”.
+ LEIA TAMBÉM + Poeta angolana Ana Paula Tavares leva o Prêmio Camões 2025
A obra com direção de Taciano Soares e Eric Lima é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca. Em cena estão memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores, em números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+. A classificação indicativa é de 16 anos.
“Sebastião’ vem para o festival com aquele mix de emoções que o espetáculo propõe ao espectador e sair do teatro quase meia-noite é, no mínimo, um convite a sairmos de nossas zonas de conforto”, afirma Taciano Soares, que atua como a cigana Carmencita na peça.
No elenco estão Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.
A banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação.
A trilha sonora de “Sebastião” também está nas plataformas de streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”.
A estreia do espetáculo aconteceu em novembro de 2024, em Manaus, e, em seguida, a montagem ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025. Em junho deste ano, “Sebastião” participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; em agosto encerrou a primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus e, em setembro, foi apresentado no #SouManaus Passo a Paço 2025.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
