Um mergulho poético em mitos e narrativas tradicionais da América Latina é o que oferece o espetáculo Plumaje, da atriz e contadora de histórias Ailén Roberto. A peça será apresentada nos dias 25 e 26 de outubro, às 15h, no Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito – Teatro Guaíra.
+ Leia Também + Makinfest reúne grandes nomes do samba de Macumba
A obra tem como inspiração o conto “A Plumagem dos Pássaros”, do povo Calchaquí, do noroeste da Argentina, e revela acontecimentos que transformaram o mundo e desvela mistérios do universo por meio de cinco histórias tradicionais latino-americanas.
Entre elas está o conto do Mutum, do povo Yanomami (Brasil), que narra o nascimento da própria Noite, personagem principal do espetáculo.

Também fazem parte da narrativa a serpente El Amaru, da mitologia dos Andes; a lenda do pica-pau dos Tehuelches, da Terra do Fogo; e a história da flor sagrada Qantu, do povo Quechua.
Com direção de Cadu Cinelli, fundador do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, e texto da dramaturga acreana Jamilssa, o espetáculo é resultado de uma pesquisa e tradução dos contos originais feita por Jorgelina Vázquez, que também assina o cenário e os adereços.
Ailén Roberto, experiente na adaptação de narrativas literárias e orais para o palco, costura as histórias por meio da presença simbólica e poética da personagem Noite.

Plumaje estreou em junho de 2024, na Biblioteca Pública do Paraná. Desde então, o espetáculo participou do 1º São José em Cena, em São José dos Pinhais — onde foi indicado ao prêmio de Melhor Monólogo — e do Encontro Teias de Ananse, em Joinville (2025).
A temporada também terá apresentações gratuitas e exclusivas para grupos escolares, agendadas nos dias 23 e 24 de outubro, às 14h30.
Plumaje
Onde: Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito – Teatro Guaíra
Quando: 25 e 26 de outubro de 2025, às 15h
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) pelo Disk Ingressos ou 1h antes do espetáculo na bilheteria
Duração: 50 minutos