Se você encontrasse Criolo pessoalmente e ele dissesse que está fazendo 50 anos, com certeza um dos comentários que você diria seria: não parece!
+ LEIA TAMBÉM + No dia da MPB, uma história dos sons que moldaram o Brasil
Mas isso não quer dizer – somente – o porte físico, como também uma espécie de aura jovem que ele assume ao subir no palco. Em certo momento Criolo diz: “eu já vim tocar aqui para 40 pessoas e agora tem todos vocês aqui comigo”, em referência a Ópera de Arame lotada na noite de ontem (16), em Curitiba. E essa é só a primeira parte em que ele desfila a sua história no hip hop.
Com apenas 11 anos, Kleber Cavalcante Gomes já improvisava nas batalhas de rap em São Paulo. Mas foi somente em 2006 que ele lançou seu primeiro disco, Ainda Há Tempo e logo depois, em 2011, trouxe ao mundo o maravilhoso Nó Na Orelha, que o projetou nacionalmente.
A partir de então o artista fez parte da cena do rap nacional misturando suas influências compostas, inclusive, por muito samba.
Tudo isso ficou extremamente evidente no show de ontem: não só uma verdadeira celebração da carreira do músico, mas também da história do hip hop e de todas as suas vertentes.
E claro que uma história assim só poderia ser acompanhada por uma banda de peso: Ed Trombone, DJ DanDan, Xeina Barros, Ricardo Rabelo, Bruno Buarque, Gustavo Sousa e Bira Sax. Um grupo capaz de alinhar toda a trajetória artística do cantor com uma precisão finíssima. Tudo muito bem executado em canções como “Não Existe Amor em SP”, “Duas de Cinco”, Sistema Obtuso “, “Esquiva da Esgrima” entre tantas outras que fizeram parte de discos essenciais da história do rap como “Nó Na Orelha”, “Convoque Seu Buda” e “Espiral de Ilusões.
Além disso, Criolo ainda botou pra girar toda a sua influência do samba em uma segunda parte do show com banquinho e cavaquinho ao lado de DJ DanDan em canções como Menino Mimado e Lá Vem Você.
Ou seja, uma verdadeira celebração da carreira de um dos maiores rappers do Brasil.
A turnê ainda segue para Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Petrópolis e Rio de Janeiro.