O escritor Cristóvão Tezza lança na terça-feira, 21 de outubro, o livro “Visita ao Pai”, sua estreia na não ficção. A obra, publicada pela Companhia das Letras, será apresentada em evento com bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria da Vila, dentro do Shopping Pátio Batel, em Curitiba. O encontro começa às 19h, com mediação do jornalista Christian Schwartz e entrada gratuita.
+ Leia Também + Saravá, Vinícius de Moraes
A gênese de “Visita ao Pai” remonta a 1931. João Batista Tezza, então com 20 anos e servindo ao Exército em Florianópolis, começou como um “tabelião de si mesmo” a transcrever em cadernos cartas, telegramas, bilhetes, o conteúdo de documentos como certidões e atestados, dedicatórias de livros e fotografias, e basicamente tudo o que lhe acontecia.
Foram 26 cadernos manuscritos, mantidos até 1959, ano em que João Batista morreu em um acidente de lambreta. Ele tinha 48 anos. Cristóvão, seu filho caçula, tinha apenas seis anos de idade.
“Visita ao Pai”, de Cristóvão Tezza.
Companhia das Letras, 448 páginas, R$ 89,90.
Décadas depois, esses registros silenciosos se tornaram a base de uma das obras mais pessoais da carreira do escritor paranaense.
A partir das anotações do pai, que foi se transformando intelectualmente e socialmente à medida que o país também se transformava — do golpe de 1930 ao período democrático após a morte de Getúlio Vargas —, Tezza combina memória, investigação e reflexão literária, construindo um retrato íntimo e político do passado.
Misturando narrativa factual e ensaio, o livro explora o poder da memória como forma de conhecimento. Ao decifrar os cadernos do pai, Tezza aproxima a experiência individual da história coletiva do Brasil.
Lançamento: “Visita ao Pai”, de Cristóvão Tezza + Bate-papo com o autor, mediado por Christian Schwartz, seguido de sessão de autógrafos
Onde: Livraria da Vila – Shopping Pátio Batel (Avenida do Batel, 1.868, Curitiba)
Quando: Terça-feira, 21 de outubro de 2025, às 19h
Quanto: Entrada gratuita