O maior atleta do mundo não se limitou aos gramados. Desde os anos 1960, Pelé se aventurou pela música, cinema e televisão. O Rei compôs mais de cem canções, tocava violão e gravou com nomes como Elis Regina, Roberto Carlos, Sérgio Mendes e Jair Rodrigues. Também participou de filmes brasileiros e internacionais e apareceu em novelas.  Não há nada que o rei não pudesse fazer.

Pelé com seu violão. Foto: reprodução

Pelé músico

1. Tabelinha (1969)

Pelé estreou na música com o compacto Tabelinha, em dueto com Elis Regina. As canções “Perdão, Não Tem” e “Vexamão”, compostas por ele, mostram um tom leve e bem-humorado, com os dois trocando falas entre as estrofes.

2. Pelé e Sergio Mendes

No auge da carreira, Pelé participou da trilha sonora do documentário Isto é Pelé. O álbum traz 13 faixas, seis compostas pelo próprio jogador, em parceria com Sérgio Mendes e o saxofonista Gerry Mulligan, um dos maiores nomes do jazz.

3. Dois Reis

Logo após se aposentar pelo New York Cosmos, em 1977, Pelé se apresentou com Roberto Carlos em um especial da TV. Juntos, cantaram Meu Mundo é uma Bola, composição do Rei em homenagem à Copa do Mundo de 1978.

4. Recado à Criança (1980)

Em 1980, Pelé participou do disco Clube da Criança, do programa apresentado por Xuxa, com quem viveu um relacionamento de seis anos. Cantou Recado à Criança, uma mensagem otimista sobre o futuro e a educação.

5. Cidade Grande, com Jair Rodrigues

Em 1981, Pelé compos uma moda sertaneja para o álbum do amigo Jair Rodrigues. A melhor música do Rei que de Nova Iorque falava da saudade do inteiro do Brasil:

5. ABC do Bicho-Papão (1998)

Pelé gravou ABC do Bicho-Papão com a banda Trem da Alegria. A música foi usada em uma campanha do Ministério da Educação sobre alfabetização infantil. O Rei também estrelou os comerciais da ação.

6. Pelé Ginga (2006)

Aos 66 anos, Pelé lançou o disco Pelé Ginga, com 13 faixas de sua autoria. O álbum contou com participações especiais, como Gilberto Gil, e mistura samba, bossa nova e ritmos brasileiros com o toque característico do craque.

7. Esperança (2016)

Já aos 76 anos, Pelé escreveu Esperança para celebrar os Jogos Olímpicos do Rio. O videoclipe, repleto de imagens do Santos, do Rio de Janeiro e dos tempos de jogador, é uma ode à alegria e à superação — marcas eternas do Rei

Pelé nas telas

8. A Vitória do Mais Fraco 

Pelé foi produto e atua como Pelé no filme de Terrell Tannen, em que treina um time de crianças que tentam salvar o orfanato que vivem sob orientação do padre John Huston.

9. Pelé, na Netflix

Em 2021, saiu o documentário Pelé na Netflix, Com acesso sem precedentes a entrevistas com Pelé, o filme mostra o astro refletindo sobre sua carreira impressionante.

10. O Rei Pelé 

Pelé estreou no cinema aos 22 anos, interpretando a si próprio como um jovem sonhador que queria ser jogador neste peculiar mockumentary, ao lado de colegas jogadores e da famílai.

11. O Barão Otelo no Barato dos Bilhões

Na comédia de 1971 estrelada por Grande Otelo, Pelé faz uma rápida aparição como o Dr. Arantes, banqueiro a quem o protagonista pede dinheiro emprestado após ganhar na loteria. O filme está disponível no Telecine e no NetMovies.

12. A Marcha

Em A Marcha (1972), Pelé assume papel principal, o escravizado Chico Bondade, que luta pela abolição em longa inspirado em livro de Afonso Schmidt.

13. Pedro Mico

Baseado na peça de Antônio Callado, Pedro Mico traz Pelé como o malandro carioca clássico que aplica golpes e acaba perseguido por polícia e comparsas após um plano dar errado. O personagem se refugia num barraco no morro.

14. Mike Bassett: O Treinador Inglês

Na comédia britânica Mike Bassett (2001), Pelé aparece como ele mesmo, entrevistado sobre a Copa. Depois, é confrontado em um bar pelo técnico descontrolado da seleção inglesa. Uma das últimas aparições do Rei no cinema.

15. Hotshot

Em Hotshot, Pelé orienta um jogador americano a se tornar craque, ensinando-lhe seus segredos e criando uma amizade. O filme mistura drama e futebol e destaca o Rei como mentor, ainda que não seja o protagonista.

16. O Clone
Na novela O Clone (2001), Pelé aparece no Bar da Dona Jura (Solange Couto) e canta uma música sobre o penta. Uma breve, mas marcante participação do Rei na TV, lembrada até hoje. Está no episódio 133 do Globoplay.

Veja AQUI

17. Os Trapalhões e o Rei do Futebol

Pelé protagoniza com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias um dos filmes mais populares dos anos 1980. Vive Nascimento, jornalista que ajuda os amigos peladeiros a formar um time de sucesso. Clássico.

18. Fuga para a Vitória


Em Fuga para a Vitória (1981), Pelé atua ao lado de Sylvester Stallone. Na Segunda Guerra, prisioneiros jogam futebol contra nazistas em Paris. Um clássico improvável que mistura esporte, guerra e resistência. Disponível na HBO Max.

19. Os Trombadinhas

No cult Os Trombadinhas, Pelé é um policial que enfrenta o aliciamento de menores. O filme ficou famoso por uma cena em que o Rei solta a frase “Eu sou o Jô Soares”, que virou meme clássico.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile