Numa seleção entre 250 profissionais, o artista mineiro Raphael Elias foi escolhido para interpretar nos palcos o ícone da música brasileira Djavan, em diferentes fases da vida nos palcos.
Negro, vindo do interior de Minas, Elias trilhou um caminho artístico movido pela paixão e incentivado pela mãe, enfrentando desafios financeiros e estruturais para ocupar seu primeiro papel de destaque em uma grande produção nacional.
+ Leia Também + Nelson Cavaquinho: lendas do samba brasileiro
Nos dias 7 e 8 de novembro, às 20h, o Teatro Guaíra, em Curitiba, recebe o espetáculo “Djavan – O Musical: Vidas Para Contar”, baseado na vida e na obra de um dos maiores nomes da MPB.

A montagem, que passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo com sucesso de crítica e público, combina música, teatro e dança para retratar episódios pessoais e profissionais de Djavan, abordando momentos decisivos e os caminhos trilhados pelo artista alagoano ao longo das décadas.
“Djavan é um dos maiores gênios da música brasileira de todos os tempos e sua obra merece ser contada nos palcos, não só por sua poesia e musicalidade, mas também por servir como inspiração e sinônimo de perseverança e determinação. Nossa obra quer levar ao público um espetáculo pulsante, cheio de brasilidade e emoção”, comenta Gustavo Nunes, idealizador do musical.
Um tributo à poesia e à sonoridade de Djavan
Com cerca de duas horas de duração, a obra transita entre samba, jazz, pop e ritmos afro-brasileiros, sob direção musical de Fernando Nunes e João Viana, filho de Djavan. No repertório, canções que se tornaram hinos da MPB, como Pétala, Correnteza, Meu Bem Querer, Um Amor Puro, Se… e Flor-de-Lis.
“Djavan é Djavan. Ele é de todos, ele é samba, ele é forró, ele é Gonzaga, ele é jazz. Falar de um artista nordestino, negro, vivo, é uma responsabilidade enorme, mas também é uma alegria sem tamanho. A gente está construindo essa história com muito respeito e liberdade cênica, mas também com cuidado para que cada detalhe, cada sotaque, cada música fale a verdade dele”, explica o diretor artístico João Fonseca.
Elenco e produção

O elenco reúne intérpretes que transitam por diversos personagens ao longo da narrativa, representando figuras da vida pessoal de Djavan e outros grandes nomes da música brasileira. Entre eles, Marcela Rodrigues, Ester Freitas, Alexandre Mitre, Luísa Viana, Aline Deluna, Erika Affonso, Gab Lara, Tom Karabachian, Valerie Gondim, Milton Filho e Douglas Netto.
Com idealização de Gustavo Nunes, direção artística de João Fonseca e texto de Patrícia Andrade e Rodrigo França, o espetáculo é uma produção da Turbilhão de Ideias e realização da Nove Produções. A apresentação é do Ministério da Cultura e da CAIXA Vida e Previdência, com apoio da CAIXA Seguridade.
Djavan – O Musical: Vidas Para Contar
Onde: Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba)
Quando: 7 e 8 de novembro, às 20h
Classificação: 12 anos
Quanto: R$25 a R$220 (de acordo com o setor)
Ingressos: à venda pelo site Olha o Ingresso
