A Rede Fringe amplia sua série de cursos gratuitos voltados às artes cênicas, em parceria com a SP Escola de Teatro. A nova formação, intitulada “Direção – Encenação Decolonial”, é ministrada por Rodolfo García Vázquez, diretor, dramaturgo e um dos principais nomes do teatro contemporâneo brasileiro.
O curso é composto por quatro videoaulas gratuitas disponíveis na plataforma da Rede Fringe, voltadas a artistas, estudantes e interessados em novas linguagens cênicas.
+ Leia Também + Rede Fringe lança curso gratuito com Hugo Possolo
O conteúdo aborda conceitos, práticas e referências da encenação decolonial, incentivando a criação de obras que dialoguem com identidades múltiplas, realidades locais e modos diversos de narrar o mundo. Ao se cadastrar, o participante garante acesso também às outras formações da série. 
Curso com Rodolfo García Vázquez integra parceria com SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba.
Rodolfo García Vázquez é doutorando e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Fundou em 1989, junto de Ivam Cabral, a Cia. de Teatro Os Satyros, reconhecida por sua linguagem ousada e pela atuação transformadora na revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.
Recebeu prêmios como Shell, APCA e Qualidade Brasil, além de dirigir espetáculos em diversos países europeus. Entre seus textos estão Transex, Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de sua Casca de Noz e A Proposta. Do alemão, traduziu Inocência, de Dea Loher.
Entre 1997 e 2005, foi diretor artístico do projeto Instant Acts, da instituição alemã Interkunst, e desde o início dos anos 2000 mantém uma produção constante na cena paulistana. Vázquez também é um dos idealizadores da SP Escola de Teatro, consolidando-se como figura-chave na formação de novas gerações de artistas.
