O 7º Prêmio Arcanjo – 2025 promoveu uma grande celebração da cultura brasileira no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 17 de novembro, e teve Nany People como grande homenageada do ano. A artista comemorou 60 anos de vida, 50 de carreira, 40 de chegada a São Paulo e 30 de televisão em uma noite marcada por emoção e reconhecimento.
+ Leia Também + O papel da Petrobras na reconstrução do cinema brasileiro

Nany People agradeceu a homenagem e relembrou momentos decisivos de sua trajetória. “Muito obrigada de coração a todas as pessoas que fizeram esse sonho acontecer desde quando eu olhava o céu azul de Minas Gerais e pensava: ‘Eu quero fugir com o circo’. O Miguel Arcanjo, em 2007, me deu uma matéria na revista Contigo intitulada ‘Muito além de uma drag queen’. Foi a primeira vez que uma drag teve uma mídia tão expressiva. O Jô Soares leu a matéria e me convidou para o programa. A minha vida no teatro mudou”, disse, emocionada.

Idealizado e dirigido pelo jornalista Miguel Arcanjo Prado, o Prêmio Arcanjo contou com apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Fundação Itaú. A edição de 2025 contemplou sete categorias principais: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Redes, Streaming TV e Teatro, com subdivisões em Comédia, Contemporâneo, Drama, Solo, Musical Brasileiro e Musical Internacional. Ao todo, 25 troféus foram entregues.
Entre os vencedores da noite estão Gregório Duvivier, Luedji Luna, a série Tremembé, e os programas Arena dos Saberes e Mulheres. O palco recebeu ainda participações especiais de Mel Lisboa, Fabíola Reipert, José Armando Vannucci, Aretha Marcos, Julia Sanchez, Roger Gobeth, Paula Cohen, Alexia Twister, Thais Piza e Bruno Motta.

Durante a cerimônia, a vereadora Edir Sales anunciou o envio de um projeto de lei para incluir o Prêmio Arcanjo no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo. Miguel Arcanjo celebrou a proposta e destacou a consolidação do evento. “A cerimônia mostrou a força da cultura brasileira. O prêmio existe para valorizar nossa diversidade artística e é abraçado por trabalhadores da cultura desde sua criação, em 2019.”

O júri foi formado por Adriana de Barros, Bob Sousa, Hubert Alquéres, Zirlene Lemos e pelo próprio Miguel Arcanjo Prado. A produção teve coordenação de Zé Guilherme Bueno, direção cênica de André Acioli, direção musical de Rodolfo Schwenger e marketing de Julia Zann Saraiva. A noite terminou com festa oficial no Rockwheels Kustom Bar, com shows de Abrahão Costa, Adjotta e DJ Rafa Américo.
7º PRÊMIO ARCANJO 2025 – VENCEDORES
Grande homenageada
Nany People
Artes Visuais
Ocupação Leda Maria Martins – Itaú Cultural
Cinema
Ritas, de Oswaldo Santana e Karen Harley
Dança
Piracema – Grupo Corpo, 50 anos
Música
Luedji Luna – Um Mar Para Cara Um e Antes Que a Terra Acabe
Redes
Monique Arruda @arrudamonique @leodias
Streaming TV
Arena dos Saberes com Gabriel Chalita – TV Cultura
Teatro
- Comédia
O Céu da Língua - Contemporâneo
Pai Contra Mãe ou Você Está me Ouvindo? - Drama
Dois Papas - Solo
Meu Remédio, com Mouhamed Harfouch - Musical Brasileiro
Djavan – O Musical: Vidas Pra Contar - Musical Internacional
Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho
Homenagens Especiais
- Alexandre Brazil – Escritório das Artes
- APAA e Teatro Sérgio Cardoso – Luís Sobral
- Bárbara Bruno e Vanessa Goulartt – Família Bruno Goulart
- Célia Forte e Selma Morente – Morente Forte 40 anos
- Eduardo Martini – Teatro União Cultural
- Fundação Itaú – Eduardo Saron
- SIlvio Amaral e Maurício Canguçu – Cangaral Produções
- Marilia Marton
- Mulheres – 45 anos – Gazeta
- Othon Bastos – Não Me Entrego, Não
- Raquel Hallak – Universo Produção 30 anos
- Renata Borges – Touché Entretenimento
- Tremembé – Prime Video
