A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) realiza, entre 1º e 6 de dezembro, a 8ª edição da Festa Literária da Biblioteca – Flibi, que neste ano traz o tema “Escritas daqui”. A programação destaca autores e autoras de todas as regiões do Paraná e valoriza diferentes formas de criação literária. O evento é gratuito e ocupa diversos espaços da BPP, no Centro de Curitiba.
+ Leia Também + Janine Mathias celebra 10 anos de carreira com show gratuito
A edição celebra a produção contemporânea e propõe um percurso por linguagens como poesia falada, saraus, mesas de debate, oficinas, performances, pocket shows e atividades infantis. O festival também marca o lançamento oficial dos livros do edital Outras Palavras, da Secretaria de Estado da Cultura.
Homenagem a Paulo Venturelli
A Flibi 2025 homenageia o escritor e professor Paulo Venturelli, membro da Academia Paranaense de Letras e referência na literatura infantojuvenil. Venturelli é autor de obras premiadas no Brasil e no exterior, como Visita à baleia, Introdução à arte de ser menino e Admirável ovo novo.
Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o evento reafirma o protagonismo da literatura produzida no Paraná. “Vivemos um momento ímpar de projeção literária. A Flibi celebra essa força, com ampla participação dos nossos autores e uma homenagem especial a Paulo Venturelli”, afirma.
O diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, destaca a amplitude do tema da edição. “‘Escritas daqui’ revela a potência artística do nosso Estado. A Flibi promove encontros essenciais para o desenvolvimento cultural e fortalece a Biblioteca Pública como espaço de criação”, diz.
Venturelli vê a homenagem como estímulo à circulação da literatura local. “Espero que a Flibi ajude a divulgar nossa produção. Há muita gente talentosa que ainda está na sombra. A literatura transformou minha vida. Que isso aconteça com mais pessoas”, afirma.
Programação plural
A abertura acontece no dia 1º, com sarau, apresentações literárias e palestra de Paulo Venturelli. Ao longo da semana, o Hall Térreo recebe saraus diários com autores como Luci Collin, Nena Inoue, Rosane Arminda, Nilson Monteiro, Hiago Rizzi, Ronie Rodrigues, entre outros nomes.
As mesas de debate discutem temas como papel social da literatura, crítica literária, expansão da linguagem, autoras anônimas, identidades e novos rumos da escrita. Participam autores de diferentes gerações, compondo um panorama múltiplo da produção literária paranaense.
Oficinas e formação
As oficinas ocorrem sempre às 14h30, de segunda a sexta-feira. As atividades abordam conservação de acervos, revistas literárias, performance poética, escritas pretas e escritas indígenas. Todas têm capacidade limitada e oferecem certificado.
Flibinha: programação infantil
O público infantil tem espaço dedicado com contação de histórias, oficinas criativas e apresentações musicais. Entre os destaques estão atividades com Guga Cidral, Gloria Kirinus, George Sada, Bárbara Trelha, Bebel Ritzmann e o Coletivo Marianas.
Encerramento com música
No sábado (6), a programação inclui o projeto Brincando Hip Hop, na rampa externa, com Liah Vitória e Maycon Souza. O encerramento da Flibi fica por conta da cantora Janine Mathias, ao meio-dia, no Hall Térreo.
Veja a programação completa AQUI.
Flibi 2025 – Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná
Quando: 1º a 6 de dezembro de 2025
Onde: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba
Quanto: Entrada gratuita

