“Onde Está Você, João Gilberto?” apresenta uma aventura investigativa sobre os hábitos e os costumes de um artista recluso. A obra aborda a busca por alguém com voz e violão conhecidos no mundo inteiro, mas cuja presença parece a de um fantasma. O desafio de descobrir quem ele é se soma ao desafio maior: encontrá-lo.
+ Leia Também + Mariana Salomão Carrara vence Prêmio São Paulo de literatura
O documentário estreia com exclusividade no Curta! e propõe uma caçada com clima de filme de detetive. A jornada tenta compreender o criador da Bossa Nova e sua vida distante dos holofotes.
O filme celebra João Gilberto pela lente da aventura do diretor Georges Gachot. Inspirado no livro HO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto, do escritor alemão Marc Fischer, Gachot decide realizar o sonho do autor e o seu próprio: desembarca no Rio de Janeiro para buscar o artista.
Gachot já parece carioca. Ele circula por Ipanema com naturalidade, alimentando a crença de que pode encontrar João Gilberto por ali. Fischer também acreditava nisso. O talento do cantor e compositor encantou os dois, que tentaram driblar sua reclusão para entender sua personalidade e, quem sabe, conhecê-lo.
Arquivos e pistas
O documentário revela como Gachot conheceu o trabalho e a missão de Fischer. Agora, ele refaz seus passos. Ele tenta encontrar um homem que não deseja ser encontrado. Com arquivos e materiais de Fischer, descobre o desafio de conversar com quem preferia se expressar por notas musicais.
Ao longo da busca, o diretor recebe ajuda valiosa. Entre elas, depoimentos que explicam a sedução exercida pela figura de João.
“Eu fiquei fascinada pela história. Ele (Fischer) tem essa teoria de que o João seduz as pessoas, e João é o maior sedutor que existe. Ele chega perto de você e te convence a fazer coisas que você jamais imaginou, me convenceu até de casar!”, brinca Miúcha, ex-mulher de João Gilberto.
No Rio, Gachot encontra dublês e amigos do pai da Bossa Nova. Para surpresa geral, eles também não têm notícias de João. Muitos denunciam seu sumiço. João Donato, Roberto Menescal e até o cabeleireiro de João Gilberto aparecem como personagens da caçada. Todos relembram encontros marcantes ao lado do artista.
Em uma sequência divertida e com clima de suspense, Gachot viaja até Diamantina, Minas Gerais, refazendo a trilha de Fischer. A cidade reage com curiosidade. Moradores se mobilizam para ajudá-lo a identificar pessoas em fotografias. O diretor atua como um detetive em busca de pistas que possam levar ao paradeiro de João Gilberto.
A trilha sonora como guia
O filme mantém o ritmo da perseguição. A trilha doce e as notas inconfundíveis de João Gilberto conduzem o espectador. No caminho, até os túmulos de Tom Jobim e Vinicius de Moraes são visitados. Tudo vale para tentar encontrar e decifrar um dos nomes mais importantes — e misteriosos — da música brasileira e mundial.
“A história do Marc é incrível e acho que tem muito a ver com a do João Gilberto. Porque o João Gilberto também é uma pessoa bem particular, da maneira dele”, afirma Marcos Valle, que conta seu primeiro encontro com o músico.
Onde assistir
“Onde Está Você, João Gilberto?” é uma produção da Idéale Audience e da NEOS Film. O documentário também está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, no Prime Video Channels da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial (CurtaOn.com.br).
Exibição: Segundas da Música, 1º de dezembro, às 22h.
