Durante as entrevistas para o lançamento de seu livro, “O Ouvidor do Brasil”, o jornalista e escritor Ruy Castro contou um episódio que testemunhou em uma reunião na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele relatou que, em 2023, a ABL realizou uma sessão de pré-estreia do documentário “Elis & Tom — Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto Oliveira e Jom Tob Azulay, sobre o álbum gravado pela dupla em 1974.

Ruy observou que a presença de Tom Jobim despertava um amor tão grande entre seus confrades imortais da ABL que deu-se conta que a figura do maestro soberano seria a matéria-prima de seu próximo livro. Assim nasceu “O Ouvidor do Brasil – 99 Vezes Tom Jobim”, lançado pela Companhia das Letras em junho e desde então presente nas listas dos livros mais vendidos no Brasil.

Crônicas e Passarinhos

O livro é uma coletânea de 99 crônicas com informações e histórias de bastidores sobre o compositor de “Águas de Março”. Noventa dessas crônicas foram publicadas na coluna de Ruy Castro na Folha de S. Paulo, enquanto nove foram escritas especialmente para o livro. Juntas, elas revelam o lado humano, crítico e mordaz de Tom Jobim, como Ruy explicou em entrevista para a Folha.

Castro já havia explorado o movimento da bossa nova em livros como “Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova” (1990) e “A Onda que se Ergueu no Mar – Novos Mergulhos na Bossa Nova” (2001). Em “O Ouvidor do Brasil”, ele se concentra no homem Antonio Carlos Jobim, mostrando suas ocupações, gostos e idiossincrasias fora do mundo musical.

Veja entrevista de Ruy Castro sobre o livro no podcast Alta Fidelidade:

Ruy conta que o Tom com quem conviveu de 1968 até a morte do compositor, em 1994, era um homem que “gostava de falar de poesia, dicionário, palavras diferentes, ecologia, floresta, peixe e passarinho”. Este lado de Tom, longe do piano, é apresentado no livro em um verbete: “Ouvidor”: “S.m. Do latim auditor, -oris; auditor, ouvinte. Aquele que ouve. Atento aos valores ambientais, urbanos, vegetais, animais, humanos e culturais, e de prontidão para defendê-los. Que ouve os sons do país, venham da floresta ou da cidade. Exemplo: Antonio Carlos Jobim”.

Serviço

O Ouvidor do Brasil – 99 Vezes Tom Jobim (Companhia das Letras), de Ruy Castro 

Preço: R$ 69,90 (232 páginas); R$ 39,90 (ebook)

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile