O Grupo Hápax estreia em novembro sua nova montagem, “As Bacantes”, adaptação da clássica tragédia grega de Eurípides. As apresentações gratuitas acontecem no Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, nos dias 1º de novembro, às 16h, 4 de novembro, às 21h, e 8 de novembro, às 10h e às 16h.
+ Leia Também + Pereio: semana que vem eu me organizo
Escrita no século V a.C., a obra narra a chegada de Dionísio à Grécia. Na cidade de Tebas, o rei Penteu se recusa a reconhecer a divindade do deus do vinho e tenta proibir o culto báquico. No entanto, o fascínio pelas celebrações — já abraçadas por sua mãe, suas tias e seu avô — conduz o monarca até as bacantes. Nesta montagem, o Hápax traz a tragédia de volta ao espaço público, com uma encenação de máscaras e forte apelo visual.
Criado em 2023 por Nícolas Wolaniuk, o grupo tem como objetivo encenar textos da Antiguidade. O Hápax integra o projeto de extensão “Omnibus: Letras Clássicas para Todos”, vinculado ao Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR.
Recentemente, o grupo conquistou cinco prêmios na categoria amadora do 18º Festival de Teatro de Pinhais com sua adaptação de As Rãs, de Aristófanes — incluindo melhor espetáculo, melhor intérprete, melhor direção, melhor caracterização e melhor técnica.
Espetáculo: As Bacantes
Onde: Pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (entradas pela Rua General Carneiro, 460, e Dr. Faivre, 405)
Quando:
1º de novembro – 16h
4 de novembro – 21h
8 de novembro – 10h e 16h
Classificação: Livre
Instagram: @teatrohapax

