Para comemorar seus 30 anos de carreira, Alex Neoral, coreógrafo e diretor artístico da Focus Cia. de Dança,

Para comemorar seus 30 anos de carreira, Alex Neoral, coreógrafo e diretor artístico da Focus Cia. de Dança, retomou sua origem carnavalesca ao unir dois mundos aparentemente distantes, mas com muitos pontos de contato.

Cena da coreografia da Focus Cia. de Dança no espetáculo “Entre a Pele e a Alma”

O espetáculo “Entre a Pele e a Alma”, novo trabalho da Focus Cia. de Dança, patrocinado pela Petrobras, se inspira tanto na pintura medieval “O Jardim das Delícias Terrenas”, do pintor holandês Hieronymus Bosch, quanto na persona artística de Ney Matogrosso, criando uma dualidade entre o sagrado e o profano.

Depois de estrear no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, “Entre a Pele e a Alma” será apresentado em três sessões nos dias 02, 03 e 04 de agosto no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O quadro de Bosch, representativo do período medieval, mostra um grande cosmo caótico habitado por criaturas fantásticas e estranhas, cada uma protagonista de um espetáculo próprio de pecado e penitência.

Bosch e Ney Matogrosso

Na coreografia, com duração de 75 minutos, os bailarinos, incluindo Bianca Lopes, Carolina de Sá e Cosme Gregory, percorrem uma jornada que explora os prazeres e pecados da carne, evocando a permissividade do carnaval e culminando em um cenário de criação e transformação, refletindo sobre a busca humana por redenção e autoconhecimento.

Além de servir como inspiração, Ney Matogrosso contribui com músicas inéditas gravadas especialmente para o espetáculo, compostas por Sacha Amback e Paula Raia. A voz do artista se destaca em cinco faixas, complementando a experiência sensorial e emocional da peça.

Ney Matogrosso visita os bailarinos da Focus no ensaio geral do espetáculo.

Elementos que remetem à figura de Matogrosso estão presentes nos figurinos de João Pimenta, no visagismo de Fernando Torquatto e nas movimentações dos bailarinos. Natália Lana assina a cenografia, enquanto Anderson Ratto cuida da iluminação, completando a equipe que transforma essa visão artística em realidade.

Serviço:

Dias: 02 a 04 de agosto, sexta e sábado (20h) e domingo (19h)
Local: Teatro Municipal Trianon (R. Mal. Floriano, 211 – Centro)

Leia Também: Festival Movimenta Cena Sul é retomada do Teatro no Rio Grande do Sul 

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile