A exposição “Outros Navios: Uma Coleção Afro-Atlântica”, em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp até 16 de fevereiro de 2025, é uma imersão na história e cultura das regiões da África central e ocidental, conectadas ao Brasil por séculos de um – muitas vezes muito violento – intercâmbio transatlântico.

A mostra, com curadoria de Carla Gibertoni Carneiro, Renato Araújo da Silva e Rosa C. R. Vieira, apresenta uma coleção de máscaras, tecidos, joias e estatuetas de diversas culturas africanas, todas provenientes do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP).

A coleção, formada a partir dos anos 1960 por meio de doações ou compras encomendadas pela universidade. , reflete a época dos movimentos de independência nas ex-colônias africanas.

Olhar Antropológico

O principal artífice da construção do acervo foi Marianno Carneiro da Cunha (1926-1980), então professor do MAE/USP. Arqueólogo especialista em Médio Oriente, ele lecionou entre 1974 e 1976 em Ifé, na Nigéria, lugar sagrado para os iorubá, ficando incumbido de adquirir peças para o MAE.

Com olhar antropológico e educativo, Marianno se preocupou em também trazer para o Brasil moldes, mostrando interesse não apenas pelo objeto artístico, mas também pela técnica de diferentes culturas da África central e ocidental

As peças expostas não são apenas objetos de uma África histórica, mas fazem parte de um contexto afro-atlântico mais amplo, onde o fluxo de pessoas, objetos e conhecimentos é contínuo.

A exposição também inclui obras de artistas contemporâneos, reforçando a ideia de que a coleção é dinâmica e capaz de ser reinterpretada.

“Outros Navios” convida o público a explorar essas conexões culturais e históricas, sugerindo novos significados para os objetos exibidos e celebrando a diversidade do sul global. A mostra está aberta de terça a domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM: Museu da Língua Portuguesa abre mostra sobre línguas africanas

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile