No ano passado, um cortejo de Caretagem da comunidade quilombola dos Amaros abriu o primeiro Festival Literário Internacional de Paracatu.

Usando máscaras e dançando pelo Centro Histórico da cidade, os moradores e visitantes se misturaram numa celebração. A ação inicial deu o tom e mostrou o diferencial do Fliparacatu, cuja segunda edição começa em 28 de agosto com o tema “Amor, Literatura e Diversidade”.

O festival é um dos que mais se ocupa em promover  a diversidade, e sua lista de atrações é um mosaico representativo do Brasil. Escritores e escritoras negros, indígenas e brancos, de diferentes partes do país, integram a lista plural da programação, que abrange 53 autores que participam de atividades culturais acessíveis, inclusivas e antirracistas.

Em 2024, o Autor Homenageado será Ailton Krenak, e Lucas Guimaraens será o Poeta Homenageado. Com Krenak, o Festival homenageia a ancestralidade e o convite para pensar no mundo sob a ótica dos povos originários. Em Guimaraens, o pensamento poético perante a vida.

Na programação nacional, estão Anielle Franco, Bianca Santana, Carlos Starling, Conceição Evaristo, Edney Silvestre, Eliana Alves Cruz e outros tantos. As indígenas Trudruá Dorrico e Geni Núñez também compõem a lista de autores.

Nesta edição, há cinco convidados internacionais: os italianos Roberto Parmeggiani e Igiaba Scego, o francês Emmanuelle Arioli, a cubana Teresa Cárdenas e a portuguesa Djaimilia Pereira de Almeida.

Patrono Regionalista

Fliparacatu tem Afonso Arinos (1868-1916) como o Patrono do Festival. Nascido na cidade do noroeste mineiro, que fica na divisa com Goiás, a 200 km de Brasília, em 1868, Arinos foi escritor, jornalista e jurista.

Considerado o “Pai do Regionalismo Brasileiro” e precursor da literatura regionalista no Brasil, ele retratou em suas obras a vida e a cultura do sertão mineiro, com destaque para a obra “Pelo Sertão”, publicada em 1898. Afonso Arinos faleceu em Barcelona, Espanha, em 1916, durante uma viagem à Europa.

Todas as atividades do Festival serão transmitidas ao vivo e em qualidade 4K pelo canal do YouTube do Fliparacatu.

A segunda edição do evento é patrocinada pela Kinross, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem o apoio da Prefeitura de Paracatu, Academia Paracatuense de Letras e Fundação Casa de Cultura.

Serviço:

2.º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu
Data: De 28 de agosto a 1.º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube
Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM: Tudo pronto para a Feira Pan-Amazônica de Literatura e Multivozes no Pará 
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile