O site Mapa dos Festivais publicou hoje (8) uma pesquisa que traça o panorama dos festivais de música realizados no Brasil durante o primeiro semestre de 2024.
Os números revelam um cenário diversificado e com alguns destaques regionais.
Os dados, porém, não contemplam todos os festivais que rolaram no país, apenas aqueles que se cadastraram no site que busca reunir o maior conjunto possível de festivais musicais.
147 festivais de música no 1º semestre
Segundo o levantamento com dados coletados entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024, um total de 147 festivais foi mapeado no país. Em contrapartida, 10 festivais foram cancelados e outros 7 foram adiados durante o período.
Para acessar o Panorama 2024/1 do Mapa dos Festivais é preciso se cadastrar aqui.
Destes, 88 aconteceram na região Sudeste, o que corresponde a mais da metade do total. O mês de maio registrou o maior pico de eventos, com 36 festivais espalhados pelo Brasil. No ranking de cidades que mais sediaram festivais, São Paulo lidera, seguida por Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília.
Pesquisa por Estados
Alguns dados regionais chamaram a atenção na pesquisa. Santa Catarina, por exemplo, dobrou o número de festivais em relação ao mesmo período de 2023, passando de 4 para 8 eventos. O estado de São Paulo também mostrou um crescimento expressivo de 19%, com 49 festivais mapeados em 2024.
Já Minas Gerais apresentou uma queda de 19%, com 3 festivais a menos do que no ano passado. Em contrapartida, estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Amazonas, que não tiveram nenhum festival no primeiro semestre de 2023, registraram ao menos uma edição neste ano.
Nos próximos dias, o FRINGE irá analisar mais detalhadamente os números deste levantamento, oferecendo uma visão ainda mais abrangente sobre o cenário cultural brasileiro.
Siga o Mapa dos Festivais para se manter atualizado sobre os eventos culturais no Brasil.