Idealizado e criado por Laerte Késsimos, o espetáculo teatral Ser José Leonilson é uma costura poética entre a vida e a obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993), morto pela pandemia de AIDS, e a biografia do ator Laerte Késsimos. Um bordado ou diário em que frente e verso são compartilhados publicamente — suas amarras, cortes, sobras de linha, correções, imperfeições, pontos e nós.
Em 2024, Késsimos completa 20 anos de carreira como ator e celebra uma nova temporada de seu monólogo Ser José Leonilson, que estreou no Teatro da USP da Rua Maria Antônia em 2019. O espetáculo costura a própria trajetória de Laerte com a vida e a obra do artista plástico cearense José Leonilson, morto em 1993, vítima da Aids.
Elaborado a partir de depoimentos (biográficos e artísticos) do artista plástico brasileiro e registros sonoros feitos pelo próprio Laerte durante o processo de criação e pesquisa, o espetáculo traz à tona temas importantes da atualidade, como identidade, a questão da masculinidade em nossa sociedade e a desestigmatização das pessoas que vivem com HIV.
O monólogo mistura artes visuais (projeções em vídeo), narração de histórias (a transposição para o palco de relatos biográficos gravados durante o processo) e documentário (a vida e obra de Leonilson) em um ateliê de costura que é também um palco. Laerte Késsimos expõe não só sua biografia (em relatos íntimos gravados e reencenados diante do público), mas também seus quadros, bordados e criações audiovisuais — operando, narrando e expondo suas criações ao vivo.
Onde: Teatro Cacilda Becker, Rua Tito, 295, Lapa, São Paulo, SP
Quando: Dia 11 de agosto às 19h
Quanto: Ingressos disponíveis a partir de R$ 30. Vendas online pelo site Sympla