A Caixa Cultural Salvador exibe, desde terça-feira (13), a exposição “Portinari: Entre Traços e Palavras”. A mostra apresenta 28 gravuras originais de Candido Portinari, um dos maiores artistas plásticos do Brasil.

A mostra estará aberta até 20 de outubro na Caixa Cultural, localizada na Rua Carlos Gomes, Centro de Salvador. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 17h30. A entrada é gratuita.

As obras escolhidas revelam a conexão entre a literatura brasileira e as influências nordestinas no trabalho do pintor. O público poderá apreciar retratos íntimos do pai do artista e ilustrações marcantes para obras literárias de Machado de Assis e José Lins do Rego.

A exposição explora também as relações pessoais de Portinari com importantes figuras literárias do Nordeste, como Rachel de Queiroz e Jorge Amado. Documentos e registros revelam a profundidade desses contatos.

Projeto Portinari

.Antes de Salvador, a exposição esteve em Fortaleza, de 21 de maio a 28 de julho. A curadoria é de Guilherme de Almeida, coordenador do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari.

O Projeto Portinari já catalogou mais de 5.300 pinturas, desenhos e gravuras, além de 25 mil documentos e 6 mil cartas sobre a vida do artista. Também foi publicado o Catálogo Raisonné “Candido Portinari – Obra Completa”, o primeiro da América Latina.

Portinari pintou mais de cinco mil obras e é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros, com reconhecimento internacional.

Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, Centro, Salvador

Quando: Terça a domingo, das 9h às 17h30. Até 20 de outubro.

Quanto: Entrada gratuita

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile