Torquato Neto (1944-1972) é um dos personagens mais fascinantes e intrigantes da cultura brasileira nos últimos sessenta anos. O poeta e compositor piauiense foi um dos pilares do movimento tropicalista, além de ator, cineasta, jornalista e um grande agitador cultural. Torquato morreu aos 28 anos, mas deixou uma obra grande e ainda muito relevante.

O poeta Torquato Neto (1944-1972) curte a prai no Rio. Foto: Reprodução

Encantado com a obra e a trajetória de Torquato, o ator Tuca Andrada criou o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar daquilo”, que ele define como um híbrido de recital de poesia, stand-up, performance, jogo e aula-espetáculo.

O espetáculo está em cartaz no Rio de Janeiro desde ontem (15), no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil, após temporadas em Recife, São Paulo e Belo Horizonte.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre o Festival Paulo Leminski 80 anos

Andrada explica que o texto é adaptado da antologia de poemas e textos Torquatália, organizada por Paulo Roberto Pires em 2003. A peça é um projeto pessoal no qual o ator recifense investiu muita energia e até recursos próprios para finalizá-lo como o ator pernambucano revelou em entrevista ao jornal O Globo. Leia aqui a entrevista de Tuca Andrada a Sílvio Essinger.

A cenografia opta pela simplicidade minimalista: um banco, sonoplastia, música, dança e um chão coberto com poesias do autor.

“Não há efeitos grandiosos de luz, apenas atmosferas que vão se estabelecendo com o correr da peça. O figurino é simples também, apenas uma calça e camiseta brancas. A ideia é retomar a simplicidade do contador de estórias, do repentista, do cantador de feira que, apenas com a voz e o corpo, conduz a audiência para fora do tempo presente, transportando-a para outros universos. E os universos de Torquato são muitos”, conta Tuca no texto de apresentação oficial do espetáculo.

Em cena há a chamada quarta parede. Tuca, as vezes como um narrador , As vezes possuído pelo bom espírito torquatiano, dá suas impressões pessoais e chama o público a interagir, tornando cada sessão única. Por essas e outras, não dá para perder a próxima sessão de “Let’s Play That ou Vamos brincar daquilo”.

SERVIÇO:

Let’s Play That ou Vamos Brincar daquilo

Quando: De 15 de agosto a 15 de setembro, de quinta a domingo.

Onde: Teatro III, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile