Uma festa à altura do homenageado. Assim será o “Festival Paulo Leminski 80 Anos” que acontece no dia 24 de agosto data de nascimento do poeta em 1944.

E o que poderia ser mais apropriado que uma festa com leitura de poesia, oficinas artísticas, lançamento de livros e shows de nomes importantes da música local e nacional ?

Um evento cultural com tanta coisa ao mesmo tempo que nós do FRINGE decidimos organizar tudo num roteiro. Para ajudar você a curtir o instante e, assim, ter amor bastante.

Um dia inteiro – como é da tradição de festas de descendentes de poloneses – para celebrar a veia de compositor popular do poeta na pedreira que foi rebatizada com o seu nome, tornando-se um dos melhores espaços para shows e eventos do país.

Parceiros e Amigos

Desde que não “neve como em Petrogrado naquele dia”. A previsão, aliás, é de que faça sol e, sobretudo, tudo faça sentido. Durante horas, parceiros, amigos e admiradores se revezarão no palco para honrar a breve, mas caudalosa produção de Leminski como compositor de canções.

Ele foi escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor. O multiartista, por conta de suas múltiplas características, ficou conhecido como o “poeta pop” quando descoberto por novas gerações nas últimas décadas.

LEIA TAMBÉM: O dia que Leminski e Moraes Moreira sonharam a mesma música

Mas quem vê sua trajetória como compositor interrompida por sua morte precoce, vê a de uma ave abatida no começo de um voo. A sequência dos shows no mais nobre palco musical do sul do país mostrará como Leminski levava jeito para a coisa.

Grandes Nome, Linda Canções

Quem abre os shows é a Banda Mais Bonita da Cidade. Além de seus sucessos, dedicará uma parte do set para homenagear o poeta. Na sequência, o palco recebe o Slam das Gurias, movimento de batalha de poesias faladas com recorte de gênero, que promove o protagonismo feminino que Leminski, suponho, adoraria ver.

O grande cantor, músico, compositor e escritor Vitor Ramil, como o vento, entra sem pedir licença. Ele, que é um parceiro póstumo de Paulo Leminski ao musicar alguns de seus poemas.

Chega, enfim, a vez do Blindagem, a banda curitibana que mais gravou músicas de Leminski e carrega a bandeira de sua poesia em seus quase 50 anos de estrada. As canções de Leminski e Ivo Rodrigues (1949-2010), antigo frontman da banda, são os hinos de uma  contracultura paranaense etílica, montanhista, romântica e bem-humorada.

Assim, deve ser emocionante o show da banda dos velhos parceiros Alberto Rodrigues, Paulo Juk, Paulo Teixeira e Ruben Romero (bateria) que hoje contam com William Vox (voz/violão) na formação da banda. O

Blindagem canta quase duas dezenas das melhores canções de Leminski e para tanto vão receber convidados como a cantora Rogeria Holtz e o guitarrista Gabriel Teixeira, filho de Paulo Teixeira, que foi o diretor musical do espetáculo “Por um Lindésimo de Segundo”,  homenagem à  obra de Leminski com grande sucesso de público.

10 anos de Leminskações

O projeto Leminskanções não poderia estar fora do line-up. O projeto é uma das mais preciosas compilações da obra de Leminski, idealizado e produzido por sua filha, a também escritora, compositora e produtora Estrela Leminski.

O disco, lançado em 2014 com muito sucesso, é um espetáculo musical com algumas das mais belas canções do compositor. O show celebra os 10 anos do projeto e, por conta disso, a anfitriã Estrela Leminski convidou o cantor Zeca Baleiro para participar do número.

Um gigante da MPB, Paulinho Boca de Cantor, um dos “Novos Baianos” originais, é a penúltima atração. Em 1981, PBC lançou seu segundo álbum solo, “Valeu”, que leva o nome de uma das mais inspiradas canções de Leminski.

Quem fecha o palco, já à noite, é Arnaldo Antunes, um dos maiores artistas da música brasileira atual e aquele que deu voz ao sucesso nacional da canção “Luzes”, talvez a maior joia do cancioneiro de Leminski.

Nos intervalos dos shows, a discotecagem ficará por conta de dois dos principais DJs de brasilidades e músicas de resistência da região: DJ Mitay e DJ Gil Preto.

Lançamento de livros, oficinas infantis, espaços artísticos e gastronomia

O Festival Paulo Leminski 80 Anos ainda contempla quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento. Um da ilustradora Juliana Mota, que lança a obra “Instantes”, com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação. O também ilustrador Marcio Levyman, que apresenta o seu livro infantil “A Lua no Cinema”, pela Editora Ficções.

Sai uma nova edição de “Metaformose – Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras e, por fim, a publicação da “Revista Pernambuco – Especial Paulo Leminski“, organizada por Mario Hélio.

Para as crianças, haverá Oficinas Infantis de Poesia e Colagem com Juliana Mota. A ideia é proporcionar para as famílias um dia de formação de plateia, de leitores e de público de artes, fazendo com que as crianças possam ter experiências com as palavras e com as artes visuais.

Além disso, dois espaços serão destacados no “Festival Paulo Leminski 80 Anos”: o “Espaço SESC”, com apresentações e ações das dezenas de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio, e o “Espaço Gastronômico”, com várias operações gastronômicas de estabelecimentos de Curitiba.

SERVIÇO:

Festival Paulo Leminski 80 Anos

Quando: 24 de agosto, a partir das 15h

Onde: Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, 970 – Abranches)

Quanto: Por meio de lista de espera, a partir de R$80 (meia-entrada lote 4) pelo Shotgun

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile