A exposição “A.R.L. Vida e Obra”, do fotógrafo e pintor brasileiro Antônio Roseno de Lima (1926-1998), entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em 4 de setembro.

A exposição com curadoria de Geraldo Porto reúne mais de 90 obras, majoritariamente pinturas, o principal suporte usado pelo artista. Além disso, há três reproduções em 3D, acessíveis para pessoas com deficiência visual.

LEIA TAMBÉM: Santa Tereza vira museu a céu aberto na primeira edição do FAUST

Após passar pelos CCBBs de São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal, a mostra permanece no CCBB Rio até 28 de outubro, encerrando sua temporada.

O público poderá conhecer, gratuitamente, a produção do artista natural de Alexandria, no Rio Grande do Norte. Ele migrou para São Paulo, onde encontrou na arte sua forma de expressão.

Semianalfabeto e morador da periferia de Campinas, A.R.L. assinava suas obras assim. Foi descoberto no final da década de 1980 por Geraldo Porto, artista plástico e professor doutor do Instituto de Artes da Unicamp, que assina a curadoria da mostra.

Roseno, mesmo em condições precárias na favela Três Marias, onde morou de 1962 até sua morte em junho de 1998, utilizava materiais improvisados encontrados no lixo, como latas, papelão, madeira e restos de esmalte sintético.

Roseno buscou na própria realidade inspiração para criar obras com temas centrais como autorretratos, onças, vacas, galos, bêbados, mulheres e presidentes.

SERVIÇO

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ( Rua Primeiro de Março, nº 66 – 4º andar – Centro, Rio de Janeiro)
Quando: 4 de setembro a 28 de outubro de 2024. De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).
Quanto: Entrada Gratuita

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile