Na próxima sexta-feira (25), a partir das 19h, a Cinemateca de Curitiba exibirá dois curtas-metragens que exploram a biografia de duas personalidades importantes da cidade, cada uma em seu campo.

LEIA TAMBÉM: Festival Olhar do Norte mostra o cinema da Amazônia Legal 

Primeiro, o filme Com a Palavra, Manoel Coelho, dirigido por Yanko del Pino e pelo próprio arquiteto, falecido em 2021. O filme percorre toda a trajetória de vida do brilhante arquiteto, que, nos anos 1970, participou do célebre processo de planejamento urbano de Curitiba. Muitos de seus projetos são marcas da cidade. A voz que conduz a narrativa é a do próprio arquiteto, fruto de uma longa entrevista concedida ao diretor em 2019.

O arquiteto Manoel Coelho em seu escritório. Foto de Priscila Forone. Reprodução Gazeta do Povo
 A Lenda de Chocolate

O segundo filme é Chocolate – Eterno Cidadão Samba, um documentário de Eduardo Prante sobre a vida do lendário baluarte do carnaval e do samba em Curitiba, Mansueden dos Santos Prudente, conhecido como Chocolate. O “poeta do Capão da Imbuia” era um agitador cultural, eleito cidadão-samba da cidade em 1984. Ele vivia o carnaval 365 dias por ano e sobre ele recaem histórias verdadeiras e lendárias.

Chocolate também era um compositor inspirado. Um de seus sambas, “Mamangava”, recebeu nota 9.5 do mangueirense Cartola, quando este foi convidado a ser jurado do carnaval curitibano em 1976. Com depoimentos de amigos, parceiros e pesquisadores, o filme traça um perfil deste grande personagem da cultura popular de Curitiba.

SERVIÇO:

Onde: Cinemateca de Curitiba, Curitiba, PR

Quando: 25 de agosto, a partir das 19h

Quanto: Entrada gratuita

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

wpDiscuz
0
0
Deixe seu comentáriox
Sair da versão mobile