As vezes é preciso lembrar que não podemos esquecer.
É com esta ideia que o Grupo Skatá, de Canoas (RS) apresenta o espetáculo NósEntreNós | Ato-Manifesto Censurados nesta quarta (21) no Teatro Oficina Olga Reverbel, Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Festival de teatro para pessoas com deficiência em Minas
O espetáculo, criado e interpretado por Gabriel Gonçalves, resulta de uma pesquisa do coletivo sobre os 60 anos do golpe que instalou uma ditadura militar no Brasil em 1964.
O trabalho faz uma releitura de histórias reais de ativistas brasileiros que tiveram suas vidas interrompidas no período de terror vivido entre 1969 e 1978. Nesse período, os direitos civis foram suspensos, o parlamento fechado e opositores do governo foram torturados até a morte.
Em cena, Gabriel Gonçalves evoca personagens como Carlos Marighella, Vera Sílvia Magalhães e Dilma Rousseff, que sofreram prisão e/ou tortura durante a Ditadura Militar. Esse resgate histórico traze à cena momentos de repressão e censura presentes no cotidiano dos brasileiros.
A trilha sonora do espetáculo, com composições de Caetano Veloso, Racionais MC’s, Maria Bethânia, Chico Science, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, contribui para a construção da narrativa.
SERVIÇO
Quando: Quarta-feira, 21 de agosto de 2024, às 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico, Porto Alegre – RS)
Quanto: Ingressos a partir de R$15 no site do Theatro São Pedro e na bilheteria, disponível 1 hora antes no local da apresentação.