Florianópolis receberá, a partir da próxima quarta-feira (28), a exposição “Amazônia” da artista plástica Désireé Sessegolo. Com entrada gratuita, a mostra ficará em cartaz até o dia 6 de setembro, das 10h às 21h, no Centro Integrado de Cultura (CIC) de Florianópolis.

+ LEIA TAMBÉM: Vitor Ramil fez a chuva parar: parcerias com Leminski são ponto alto de festival 

Promovida pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, a exposição faz parte da oitava edição do Italian Design Day (IDD), evento que celebra a excelência do design italiano e acontece em mais de 100 cidades ao redor do mundo. Realizado pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com apoio do Ministério da Cultura da Itália, o IDD 2024 tem como tema “Tradição e artesanato, tecnologia e sustentabilidade ambiental”.

Com curadoria de Edilene Guzzoni, “Amazônia” apresenta esculturas em vidro, material principal utilizado por Désireé Sessegolo. As obras exploram o potencial transformador do vidro em analogia à natureza, refletindo sobre a destruição da floresta amazônica e expressando a diversidade e riqueza da floresta brasileira. Em setembro, a artista irá expor em Veneza durante o The Venice Glass Week, ao lado de 16 artistas brasileiros.

Désireé compartilha que sua influência na cultura italiana vem de família, com ancestrais originários do Vêneto. “Meu avô produziu peças de mobiliário com design atemporal. Desde pequena, eu era fascinada por um ‘Murano’ vermelho que adornava a mesinha da casa de minha avó. Aquele objeto, com suas curvas, transparências e cores, permaneceu arquivado nas minhas memórias afetivas, ressurgindo muitos anos depois nas minhas pesquisas com o vidro”, revela a designer.

Sobre a artista

Natural de Curitiba, Désireé Sessegolo se dedica à arte em vidro desde a década de 1990, tendo estudado com grandes mestres, como Bruno Giorgio, em Murano. Seu talento foi rapidamente reconhecido, rendendo-lhe diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais de arte em vidro. Um dos prêmios mais importantes de sua carreira foi o Vitro 2011, concedido pelo Museo Del Vidrio de Bogotá, na Colômbia, marcando seu primeiro reconhecimento na área da arte em vidro.

Outra conquista notável foi sua participação na “Semana do Vidro de Veneza”, onde foi selecionada para cinco edições do evento, de 2018 a 2022. A “Semana do Vidro de Veneza” é promovida pela Prefeitura de Veneza e organizada pela Fondazione Musei Civici di Venezia, LE STANZE DEL VETRO – Fondazione Giorgio Cini, Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti e Consorzio Promovetro Murano.

Realização e apoios

A exposição “Amazônia” é promovida pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção da Unicultura e apoios do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Udesc, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) e Hippo.

Serviço

Exposição: “Amazônia” – Désireé Sessegolo
Data: Abertura no dia 28 de agosto, às 19h30, com visitas até o dia 6 de setembro, das 10h às 21h
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis, SC

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile