Laura Gomes é o nome de uma ex-atriz que, ao longo da carreira, trabalhou ao lado de estrelas como Dulcina de Morais e Bibi Ferreira. Hoje, aos 85 anos, após um episódio traumático, a veterana artista começou a desenvolver múltiplas personalidades. O diagnóstico de Laura oscila entre esquizofrenia e Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI).
Em determinados momentos, Laura consegue sair de seu estado catatônico para interpretar, de maneira compulsiva, personagens femininas clássicas da literatura dramática, como as de Brecht, Molière, Shakespeare e Sófocles. Esse é o ponto de partida do espetáculo 9, produzido pelo coletivo Delicadas Criaturas.
- Leia Também: Cinco motivos para ver Cidade: Campo nos cinemas
A atriz Nara Keiserman é quem interpreta Laura e suas múltiplas facetas. O elenco conta ainda com o ator Marcus Fritsch e o cenógrafo e figurinista Carlos Alberto Nunes. O espetáculo, que fica em temporada até 6 de outubro, usa como elemento cênico apenas uma cadeira, sem iluminação adicional além da original do espaço.
Um palco no Instituto
Um detalhe fundamental da montagem, que aborda, no limite, a questão da doença mental, é que a peça começa com uma caminhada pelo interior do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), em Botafogo. Esse prólogo ambienta o público antes da chegada ao auditório instituto, transformado em palco pelo dramaturgo e diretor Demétrio Nicolau.
O nome da peça faz referência aos nove tipos de personalidades que Laura interpreta. Esses tipos não são revelados ao público. A plateia é incentivada a contribuir para o “tratamento e a cura” da protagonista identificando os textos clássicos e enviando suas observações para um e-mail escrito no quadro-negro do auditório.
Serviço
9, espetáculo do grupo Delicadas Criaturas
Onde: Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Av. Venceslau Brás 71, Botafogo)
Quando: Até 6 de outubro de sexta a domingo, às 19h.
Quanto: R$ 60.