Um espectro ronda o Distrito Anhembi, em São Paulo, onde a partir de sexta (6) e até o dia 15 de setembro acontece a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. É o “bruxo do Cosme Velho”, o grande Machado de Assis. Nesta edição da tradicional feira que reúne autores, editores, livreiros e leitores, quem visitar o evento vai poder conferir a Ocupação Machado de Assis, com que o Itaú Cultural o homenageou entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024.

A Fundação Itaú leva ao público da Bienal parte da mostra que aborda a trajetória do maior romancista, dramaturgo, poeta e cronista brasileiro, célebre por sua criatividade e crítica, e autor de clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba.

Exposição Machado de Assis recebe os visitantes da Bienal SP Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Autores e autoras

Esta é apenas uma das atrações da Bienal, o maior evento do gênero na América Latina, que atrai leitores e reúne editoras, escritores, quadrinistas e outros importantes players do entretenimento. Neste ano, o festival conta com uma programação de debates envolventes sobre livros, cultura brasileira e temas como os desafios do Brasil, o futuro das redes sociais, ficção científica, true crime e bem-estar.

Entre as atrações confirmadas estão grandes nomes da literatura nacional, como Conceição Evaristo, Carol Chiovatto, Fernanda Castro, André Vianco, Thalita Rebouças e Raphael Montes, além de autores internacionais como Lynn Painter e Jeff Kinney.

Espaços Culturais

Alguns espaços culturais foram montados no Distrito Anhembi para a melhor experiência dos visitantes. Na Arena Cultural, eles tem a oportunidade de contato com autores best-sellers nacionais e internacionais em bate-papos e palestras exclusivas, com curadoria de Diana Passy.

Há também o Auditório Ziraldo, batizado em homenagem ao escritor Ziraldo falecido no ano passado que promove encontros entre autores e leitores, com atividades organizadas pelas próprias editoras expositoras do evento.

Pela primeira vez, Bienal terá um espaço para a literatura de cordel. Foto: Divulgação

No Espaço Cordel e Repente, com a curadoria de Lucinda Marques, o espaço mostrará a vitalidade atual da literatura de cordel, com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas relevantes ao tema.

A organização da Bienal espera receber 660 mil visitantes durante os 10 dias do evento e estima uma movimentação financeira na casa dos R$ 400 milhões.

SERVIÇO

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Onde: Distrito Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP.

Quando: De 6 a 15 de setembro de 2024.

Quanto: Informações sobre ingressos disponíveis no site oficial.

 

 

 

 

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile