O espetáculo Améfrica: em três atos fala a partir do conceito de “amefricanidade”, criado pela intelectual negra Lélia Gonzalez, a experiência comum de mulheres e homens negros em conjunto com a de mulheres e homens indígenas. A peça está em cartaz no teatro do Sesc Copacabana até o dia 15 de setembro.

Dirigida por Eugênio Lima, a montagem do Coletivo Legítima Defesa, de São Paulo, apresenta as convergências entre as culturas negras e indígenas, com dramaturgia de Claudia Schapira , Aldri Anunciação e Dione Carlos.

Lélia e Abdias

O espetáculo é baseado no conceito de “Amefricanidade”, desenvolvido pela escritora Lélia Gonzalez. O termo explica a experiência comum de homens e mulheres negros na diáspora, além da vivência de povos indígenas na luta contra a dominação colonial.

A peça aborda as sabedorias e experiências dessas comunidades no continente americano, aproximando-se do conceito de quilombismo, de Abdias Nascimento. Em AMÉFRICA: Em Três Atos, o Coletivo Legítima Defesa explora, de maneira poética e política, as confluências entre as culturas negras e “ameríndias”, destacando seus desdobramentos sociais e históricos no Brasil.

  • O diretor da peça Eugênio Lima falou sobre a peça à rádio EBC. Ouça clicando neste link.

Dividido em três atos, o espetáculo nos convida a refletir sobre as diversas maneiras de contar a história da sociedade brasileira e do continente “Amefricano”. Ele destaca as trajetórias de negros e indígenas que, em convergência, criaram alianças a partir de suas vivências.

Antônio Pitanga

A realização de AMÉFRICA: Em Três Atos é uma colaboração do Coletivo Legítima Defesa e convidados, sob a direção de Eugênio Lima. No palco, participam os integrantes do coletivo – Walter Balthazar, Luz Ribeiro, Jhonas Araújo, Gilberto Costa, Fernando Lufer, Nádia Bittencourt, Eugênio Lima e Luan Charles e as atrizes convidadas Janaína Silva e Thaís Peixoto, e Hukena Yawanawa (em vídeo). O espetáculo também conta com a participação especial de Antônio Pitanga, que fará sete sessões ao vivo, durante a temporada,

Serviço
AMÉFRICA: Em Três Atos, do Coletivo Legítima Defesa
Quando: de 22 de agosto a 15 de setembro de 2024
Onde: Arena do Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)
Quanto: Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia entrada)

 

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile