O documentário Tangos e Tragédias para Sempre, dirigido por Aloisio Rocha, será exibido em uma única apresentação na sexta-feira, 13 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

A exibição resgata os icônicos personagens Kraunus (Hique Gomez) e o saudoso Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky), trazendo-os de volta ao palco que se tornou símbolo do povo sborniano. Finalizado em 2022 e lançado no festival In-Edit daquele ano, o filme celebra o fenômeno nacional em que se transformou o espetáculo, nascido em um barzinho de Porto Alegre em 1984.

_ Em 2024, a Sbornia completa 40 anos e marca também 10 anos sem o Nico Nicolaiewsky, que faleceu em 2014. O destino quis que este ano trouxesse, além dessa celebração, a maior tragédia real já enfrentada por Porto Alegre e o Rio Grande do Sul. Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky se fazem presentes através do filme para proporcionar um pouco de alegria neste momento triste e também ajudar, com os recursos da bilheteria, aqueles que foram atingidos pela enchente. Kraunus e Pletskaya foram acolhidos pelos gaúchos e agora devolvem um pouco desse carinho, disse o diretor Aloisio Rocha.

Com depoimentos de Hique Gomez, familiares, amigos e colaboradores, o documentário se configura como o registro mais completo da trajetória desse espetáculo e de seus criadores. O filme foi produzido a partir de duas câmeras e cinco gravações realizadas durante a 12ª temporada de Tangos e Tragédias no Theatro São Pedro, em 1997.

A sessão de Tangos e Tragédias para Sempre acontecerá no dia 13 de setembro, às 20h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°). Os ingressos solidários custam R$ 50 (inteira) para a plateia e R$ 40 (inteira) para os camarotes e podem ser adquiridos no site do teatro.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile