O diretor Otávio de Camargo acredita estar na metade final de uma de suas tantas odisseias profissionais. Em 1999, quando fundou com um grupo de atores a Cia Ilíadahomero de Teatro, objetivo ambicioso objetivo era encenar, na íntegra, os poemas épicos Ilíada e Odisseia, de Homero, autor grego que viveu provavelmente sete séculos antes da Era Comum.
- Leia Também: Cine Baru: cinema nas veredas do sertão
Nos últimos 25 anos, a companhia percorreu todo o Brasil e uma dezena de países com o propósito de trazer o clássico grego para o contexto contemporâneo. Para isso, o diretor escolheu a tradução de Manoel Odorico Mendes (1799-1864), autor maranhense que traduziu diretamente do grego original e cuja obra foi publicada há 150 anos.
Esta impressionante saga teatral ganha um novo capítulo neste final de semana em Curitiba, com o Festival Homero que prevê a encenação de cinco cantos da Ilíada interpretado por cinco atores, com um canto por dia, sempre às 20h, na Cia do Abração e no auditória do Mini Guaíra.
Cinco Cantos da Ilíada
Nesta sexta-feira (20), Letícia Guimarães dará vida aos personagens do Canto 18, famoso por descrever o escudo de Aquiles como uma miniatura do mundo da época. Segundo a atriz, atuar na Ilíada é um desafio constante:
“É sempre uma peleia. Honra e luta podem resumir minha relação com a Ilíada. Um trabalho heroico que exige uma batalha diária, sempre renovada. É como se estivéssemos escavando camadas de nossa cultura”, afirma Letícia, fundadora da Cia do Abração.
No sábado, 21 de setembro, Richard Rebelo será o responsável pelo Canto 16 da Ilíada, que apresenta uma das façanhas mais emocionantes da obra. Richard está no projeto desde o início e já se apresentou na capital do Irã ao lado do diretor Otávio Camargo.
A primeira etapa do festival se encerra no domingo, 22 de setembro, com o Canto 13 da Odisseia, interpretado por Pedro Inoue. Nesta parte da história, Ulisses finalmente retorna para Ítaca, sua terra natal. “Tenho muito orgulho de estar no canto mais novo e também de ser o mais jovem no festival”, comenta Pedro.
Nos dias 11 e 12 de outubro, as atrizes Patrícia Reis Braga e Eliane Campelli apresentam, respectivamente, os cantos 22 e 14 da Ilíada, desta vez no auditória do Mini-Guaíra.
Mais uma chance de conhecer e se surpreender com a obra que foi recitada em festivais da antiguidade por séculos e serviu de matéria-prima essencial para a educação no mundo grego o que a torna um pilar do pensamento ocidental. Não é pouca coisa.
Serviço
Festival Homero
Quando: Datas: 20, 21 e 22 de setembro na Cia do Abração e 11, 12 e 13 de outubro no Teatro Guaíra – Miniauditório. Sextas e sábados às 20h. Domingos às 19h
Onde: Cia do Abração: Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725, Bacacheri e Teatro Guaíra – Miniauditório: Rua Amintas de Barros s/n, Centro
Quanto: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) – à venda pelo Disk Ingressos