A companhia de teatro de bonecos Carroça de Mamulengos vai estacionar no CCBB-BH até o dia 20 de outubro, com a mostra Três Gerações de Arte Brincante, celebrando seus 47 anos de história.

Na exposição, o público poderá vivenciar a riqueza da arte mamulengo por meio dos espetáculos “Histórias de Teatro e Circo”, “Janeiros” e “O Babauzeiro”.

Companhia Itinerante

Fundada em Brasília na década de 1970 por Carlos Gomide e Shirley França, a Carroça de Mamulengos se tornou um ícone da arte popular brasileira, viajando por mais de 20 estados e levando a beleza do teatro de bonecos para diversas regiões do país.

 

A Carroça de mamulengos comemora 47 anos de arte brincante. Foto: Divulgação

Com atuação itinerante pelo Brasil, desde 1980 tem sede em Juazeiro do Norte-CE. Formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços, a companhia já alcança a terceira geração. Dos avós aos netos, todos vivem e desenvolvem arte ligada à cultura popular.

Três Espetáculos

O espetáculo “Histórias de Teatro e Circo”, que abre a mostra, é uma remontagem de cenas criadas há mais de 30 anos, perpetuando a tradição familiar através das gerações.

A montagem “Janeiros” apresenta a nova geração da Carroça, com os filhos de Carlos e Shirley à frente da companhia, explorando novas linguagens e contando suas próprias histórias.

“O Babauzeiro” encerra a programação com os primeiros bonecos recebidos por Carlos Gomide do mestre paraibano Antônio do Babau, peça fundamental para a história do mamulengo contemporâneo brasileiro.

A mostra também inclui o seminário “Diálogos sobre Pedagogia Brincante: A Cultura de Ensinar e Aprender Dentro das Tradições Populares”, com Shirley França e Maria Gomide, além da oficina Cantos e Cantigas Populares, voltada para crianças de todas as idades.

Serviço

Mostra Carroça de Mamulengos

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)
Quando: Até 20 de outubro, sábados e domingos, às 11h e 16h (exceto nos dias 19 e 20 de outubro, com apresentações às 11h e 15h)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile