O filme O Clube das Mulheres de Negócios, dirigido por Anna Muylaert, será exibido na abertura da 18ª Mostra CineBH, o festival de cinema internacional na capital mineira. A diretora e sua filmografia serão homenageadas ao longo de evento que começa hoje (24) e vai até o dia 29 de setembro.

Durante seis dias, o evento oferece uma programação abrangente, diversificada e gratuita, voltada para públicos de todas as idades. A Mostra CineBH reúne uma seleção de mais de 90 filmes nacionais e internacionais, incluindo pré-estreias e mostras temáticas. O evento também oferece parte da programação on-line, ampliando o acesso ao público.

O tema central desta edição é “Estados do cinema latino-americano”, explorado nas mostras competitivas e não competitivas. A Mostra Territórios, de caráter competitivo, é voltada para cineastas com até dois longas-metragens no currículo, enquanto a Mostra Continente, não competitiva, destaca obras inéditas. Entre os filmes de destaque estão Nada, de Adriano Guimarães, e Maldita Eva, de Pablo Spatola, além de outros longas de diferentes países da América Latina.

Cinema Latino-Americano

Raquel Hallak, diretora da Universo Produção, organizadora do evento, ressalta que o objetivo da Mostra CineBH é refletir sobre os desafios e fragilidades da produção audiovisual no continente latino-americano.

Segundo Raquel, o evento propõe um diálogo entre o Brasil e os países vizinhos, explorando o intercâmbio cultural e as semelhanças entre as cinematografias da região. A programação da Mostra inclui debates, rodas de conversa e sessões comentadas com profissionais do audiovisual e convidados. O evento também investe na formação de novos talentos com a oferta de oficinas, laboratórios de roteiros, workshops e masterclasses internacionais.

Outro destaque da Mostra é o Brasil CineMundi – 15th International Coproduction Meeting, que já se consolidou como um dos principais eventos da indústria audiovisual brasileira. Com uma plataforma voltada para o mercado e a promoção de redes de contato, o CineMundi conecta a produção nacional à indústria global.

Cine Santa Tereza

Cine Santa Tereza é a cada da Mostra Cine BH. Foto: Divulgação

A CineBH nasceu em 2007 no bairro de Santa Tereza, reduto cultural de Belo Horizonte, e foi responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza, um importante cinema de bairro fundado em 1944 e desativado em 1980.

Com a iniciativa da Universo Produção, o espaço foi restaurado provisoriamente para sediar o evento, criando um legado cultural e cinematográfico que continua a influenciar a cidade e o estado de Minas Gerais.

Compartilhar.

Sandro Moser é jornalista e escritor.

Deixe seu comentário

Patrocínio

Realização

Fringe é uma plataforma de comunicação e entretenimento sobre arte e cultura brasileiras criada dentro do Festival de Curitiba e conta com o patrocínio da Petrobras

Sair da versão mobile